NOTÍCIA : Diferenças entre CACON X UNACON

Voltar

03 Out Diferenças entre CACON X UNACON


ONDE SE TRATAR DE CÂNCER PELO SUS

O câncer pode ser tratado nos hospitais gerais credenciados pelos gestores locais e habilitados pelo Ministério da Saúde como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).


UNACON

Unidades hospitalares que possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes . Estas unidades hospitalares podem ter em sua estrutura física a assistência radioterápica ou então, referenciar formalmente os pacientes que necessitarem desta modalidade terapêutica.


CACON

Unidades hospitalares que possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de Alta Complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento de todos os tipos de câncer . Estes hospitais devem, obrigatoriamente, contar com assistência radioterápica em sua estrutura física.


Centros de Referência de Alta Complexidade em Oncologia São aqueles CACON designados para exercer o papel auxiliar, de caráter técnico, ao gestor do SUS nas políticas de atenção oncológica.


Serviços Isolados de Radioterapia e/ou Quimioterapia Devem, obrigatoriamente, ter referência formal com hospitais ou estabelecimentos ambulatoriais que garantam o atendimento aos doentes destes Serviços, no mesmo município onde estiver localizado o Serviço Isolado.


A organização do fluxo de atendimento ao paciente é de competência das Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais. A recomendação é que o serviço oncológico escolhido deva estar localizado o mais próximo à residência do paciente, já que o tratamento muitas vezes pode ser longo.


Orientações aos usuários do SUS – O Que Fazer para ser Atendido

Se você tiver uma suspeita individual de câncer levantada por você mesmo, um amigo ou parente, procure, em primeiro lugar, os serviços da rede básica ou da rede hospitalar geral , evitando procurar diretamente as UNACON, os CACON ou Serviços Isolados de Quimioterapia ou Radioterapia.


O câncer não é uma única doença, mas um conjunto de doenças que acometem diversos órgãos e que têm em comum o crescimento celular desordenado, causando uma variedade de transtornos funcionais e por compressão local. Por isto, os sintomas são muito diferentes, não sendo possível estabelecer recomendações específicas para se levantar individualmente uma suspeita de câncer. Tal suspeita deve ser levantada pelo médico , diante de um conjunto de sinais e sintomas, e confirmada através de exames complementares.


Os tipos de câncer que podem ser, fácil e precocemente, detectados são: o câncer de colo de útero, através do exame preventivo (Papanicolau) e o câncer de mama, através do exame clínico das mamas, realizado por profissional capacitado e pelo uso da mamografia. Para detectar o câncer de próstata deve ser realizado o toque retal e o teste de dosagem sangüínea do PSA (antígeno prostático específico) que, em geral, quando positivo necessita ser complementado pelo ultrasom de próstata com biópsia.


Como Encaminhar seu Paciente Orientações para Profissionais de Saúde

Para o encaminhamento adequado do paciente às Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), além da descrição detalhada da história da doença que justifica a suspeita de neoplasia, deverão ser anexados os exames que corroboram tal suspeita clínica (imagem, histopatológico, endoscopia, etc.).


TIPOS DE ATENDIMENTO


UNACON Unidades de Assistência de Alta Complexidade

É o hospital que possui todas as condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes no Brasil (cirurgia geral/coloproctologia, ginecologia/mastologia e urologia). . Caso a UNACON não ofereça assistência para o tratamento radioterápico na própria Unidade, deverá ser estabelecida referência formal para o encaminhamento dos doentes que necessitarem desse procedimento.


CACON Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia

É o hospital que possui todas as condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico


Todo CACON oferece tratamento assistencial radioterápico na própria estrutura hospitalar.


QT Serviço Isolado de Quimioterapia

São clínicas isoladas que oferecem tratamento quimioterápico complementar às UNACON ou CACON.


Os pacientes encaminhados para estes Serviços devem estar vinculados, de acordo com a rede planejada pelo Gestor, a uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia ou CACON, para cooperação técnica e planejamento terapêutico global conjunto dos casos.


RT Serviço Isolado de Radioterapia

São clínicas isoladas que oferecem tratamento radioterápico  complementar para UNACONs, pois, para ser considerado CACON o serviço deverá ter RXT própria.


Os pacientes encaminhados para estes Serviços devem estar vinculados, de acordo com a rede planejada pelo Gestor, a uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia ou CACON, para cooperação técnica e planejamento terapêutico global conjunto dos casos.



IMPORTANTE

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.




FONTE

FOLDER INSTITUTO

NACIONAL DE CÂNCER INCA

SUGIRA UM TEMA: GRUPOFOCAL@SAUDE.GOV.BR

CRÉDITOS: BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE