O Projeto SBCO Acadêmico

Visando a maior participação dos acadêmicos de Medicina junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO, foi idealizado o projeto SBCO Acadêmico (#academicoSBCO). Esta parceria surge para fortalecer a representatividade da Cirurgia Oncológica brasileira com o compromisso de sedimentar o conhecimento em Oncologia básica, o que é essencial na formação do(a) médico(a) atual, independentemente de sua especialidade. Com isso, acreditamos que esse “investimento” na formação acadêmica refletirá em resultados a longo prazo, através da disseminação e compartilhamento do conhecimento na área de cirurgia oncológica.

Valorizamos, ainda, a importância do tripé de ensino, pesquisa e extensão tão bem representado pelas Ligas Acadêmicas de Medicina (LAMs),cujas crescentes ações nas faculdades Brasil afora refletem não somente o anseio dos alunos em se aprofundarem no tema, com também em problemas matriciais centrados no fato de a Oncologia não ser uma disciplina obrigatória na grade curricular médica na maioria das Universidades. Contribuiremos então para mudar esta realidade.

Atualmente, sabemos que se faz ainda mais necessária a integração entre profissionais e acadêmicos e, especialmente com o avanço das mídias sociais e das plataformas de comunicação, esse contato foi facilitado, não se limitando a barreiras geográficas que possam existir.

Abaixo apresentamos importantes projetos idealizados e promovidos pela SBCO pros(as) acadêmicos(as):

ECCO Acadêmico

Trata-se do nosso programa de Educação Continuada em Oncologia (ECCO),com temas básicos em linguagem simples, direta e didática, direcionados aos acadêmicos, e que abordarão Oncologia de forma geral, e não somente a cirurgia oncológica em si. O ECCO vigente para membros SBCO (e nas primeiras aulas aberto a todos estudantes interessados em apender e conhecer mais sobre a SBCO) consiste em eventos ao vivo que possibilitam debates entre participantes, debatedores e apresentador(a),que depois de ocorrido transformam-se em aulas gravadas que são disponibilizadas em plataforma online para os(as) membros. No caso do ECCO Acadêmico, nesse primeiro momento serão realizadas aulas ao vivo, uma por mês, as quais serão gravadas e gradativamente disponibilizadas online aos acadêmicos associados.

Cronograma:

  1. Epidemiologia e Rastreamento do Câncer (14/06/2021)
    Palestrante: Heber de Castro Salvador
  2. Princípios da Cirurgia Oncológica (12/07/2021)
    Palestrante: Alexandre Ferreira Oliveira
  3. Princípios Básicos de Tratamento Sistêmico em Oncologia (09/08/2021)
    Palestrante: Marcos André Costa
  4. Princípios básicos de radioterapia (13/09/2021)
  5. Tumores cutâneos: melanoma e não melanoma / CBC e CEC (18/10/2021)
  6. Câncer de mama: Diagnóstico e tratamento / Principais neoplasias (08/11/2021)
  7. Câncer colorretal (13/12/2021)
  8. Neoplasias ginecológicas (10/01/2022)
  9. Câncer Gástrico (14/02/2022)
  10. Sarcomas (14/03/2022)
  11. Cirurgia Citorredutora e HIPEC (11/04/2022)
  12. Cirurgia Minimamente Invasiva em Oncologia (09/05/2022)

As aulas serão disponibilizadas como conteúdo na área de membro na semana posterior a aula.

Mentoria SBCO

A mentoria tem como objetivos:

  • Aproximar a SBCO dos acadêmicos brasileiros;
  • Dar voz a missão da SBCO, desenvolvendo ações voltadas a esfera dos estudantes em formação:”promovendo educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que visem a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes com câncer”.
  • Conectar profissionais médicos e acadêmicos de todo o Brasil visando a troca de experiências e promovendo sugestões para formação do mentorado, podendo incluir produção acadêmica;
  • Efetivar os Mentores SBCO como facilitadores do desenvolvimento profissional dos acadêmicos, auxiliando no aprendizado do aluno via ECCO Acadêmico e sendo um hub- facilitador de intermediação de contatos para possíveis estágios.
  • Fortalecer o debate sobre o exercício da especialidade, mercado de trabalho, áreas de atuação e residência.

Critérios para participação do projeto mentoria SBCO

  • Mentor ser membro adimplente da SBCO.
  • Acadêmico ser membro da SBCO // prioridade na escolha para membros tambémABLAM e COBRALC.
  • Num primeiro momento, inscrição aberta a todos os membros acadêmicos da SBCO.

Início da Mentoria

Setembro

Parceria ABLAM / COBRALC

R$ 70,00 Sócio ABLAM/COBRALC

Buscar Especialista