Cirurgia Oncológica

O principal papel social da SBCO é informar sobre as reais possibilidades de cura do câncer e indicar os melhores caminhos para quem busca o tratamento.

No mundo todo, há milhões de pessoas que já tiveram câncer ou estão convivendo com a doença. Porém, atualmente, o câncer não é mais uma sentença de morte. Ou seja, muitos pacientes são tratados com sucesso, principalmente quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada por uma especialidade: a cirurgia oncológica.

A seguir, entenda o que é a cirurgia oncológica, como ela funciona e quais são os aspectos a serem considerados ao buscar um especialista. Além disso, saiba quais são os direitos do paciente com câncer.

A cirurgia oncológica é considerada um dos tripés para o tratamento de pacientes com diagnóstico positivo para o câncer, apoiada, principalmente, pela quimioterapia e radioterapia.  Em síntese, a especialidade representa um tipo de tratamento do câncer que consiste na retirada do tumor por meio de uma operação cirúrgica. Seu objetivo principal é remover parcial ou totalmente o tumor do corpo humano.

É importante entender que a cirurgia oncológica pode controlar e, até mesmo, curar o paciente, principalmente quando o procedimento ocorre na fase inicial da doença. Além disso, vale ressaltar que a associação do tratamento cirúrgico do câncer com outras modalidades terapêuticas (Oncologia Clínica, Medicina Nuclear, Radiologia Intervencionista, Endoscopia Digestiva) geram resultados ainda mais positivos para o paciente, no que tange a sua remissão, cura e qualidade de vida. 

Acessar

A cirurgia oncológica pode ser utilizada para o tratamento de tumores malignos e benignos, nos mais variados locais do corpo, como o aparelho digestivo, cavidade oral, pele, sistema nervoso, fígado, estômago, mama, etc.

A especialidade também atua de forma a avaliar a extensão da doença no organismo do paciente. Isso porque, durante o ato cirúrgico, o cirurgião oncológico ou cirurgiã oncológica poderão verificar a extensão e localização real do câncer.

Outro fator de destaque é que a cirurgia oncológica funciona como fator de cura e controle do câncer. A cura é especialmente viável por meio da detecção precoce da doença, e o controle dela parte da premissa de reduzir a quantidade de células tumorais, ou mesmo de controlar determinado sintoma que coloque em risco a vida do paciente. 

Alguns exemplos de tratamentos cirúrgicos paliativos do câncer são: 

  • descompressão de estruturas vitais;
  • controle de hemorragias e perfurações; 
  • desvio de trânsitos aéreo, digestivo e urinário;
  • controle da dor;
  • retirada de uma lesão de difícil convivência.
  • A cirurgia oncológica necessita da aplicação de anestesia, bem como um médico anestesista para aplicá-la no momento que antecede o ato cirúrgico.
  • A cirurgia oncológica deve ser realizada em ambiente adequado e com material e equipe devidamente preparados para a intervenção. 
  • Deve-se considerar o conhecimento pleno do cirurgião ou cirurgiã oncológicos sobre a doença e seu estágio de desenvolvimento, a retirada integral do tumor com cuidado para não deixar que a doença se espalhe durante o ato, a retirada de todos os locais para onde a doença possa ter se espalhado; bem como aspectos relacionados ao adequado preparo do paciente e seus familiares sobre eventuais alterações fisiológicas, como a perda de um membro do corpo, que poderão ocorrer devido ao tratamento cirúrgico.

Em síntese, é necessário buscar um especialista em cirurgia oncológica devidamente preparado para exercer a atividade, do início ao fim de um tratamento contra o câncer.

“A SBCO desenvolve e realiza diversos progressos significativos no combate ao câncer. No dia a dia, a SBCO busca sempre oferecer o melhor suporte humano e com as mais avançadas tecnologias, assegurando sempre a ética e respeito aos pacientes. Ao longo dos anos, a equipe da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica vem acompanhando histórias de vida e superação, compartilhando, também, das expectativas que cercam todos aqueles que se deparam com o câncer. Além disso, a SBCO promove eventos para informar a sociedade e atualizações científicas para os profissionais da área, por meio de seus diversos projetos, como o Cancer Updates, ECCO e ANCC.

E para poder apoiar ainda mais o paciente com câncer, a SBCO desenvolveu uma moderna cartilha que reúne “Os direitos do paciente com câncer”. Essa foi a forma encontrada para demonstrar preocupação, também, com algumas questões práticas, sociais e financeiras que os afetam. O intuito é ajudar ainda mais o processo de solicitações de benefícios contidos na lei brasileira, que podem ajudar e diminuir impactos financeiros na vida do paciente oncológico.”

– Dr. Alexandre Ferreira Oliveira – Presidente Nacional SBCO

Acessar Cartilha

Encontre um especialista

Busque pelo especialista em Cirurgia Oncológica mais perto de você!

Buscar Especialista