Em todo o mundo, os tumores ósseos correspondem a menos de 0,2% de todos os casos de câncer registrados. Mas isso não diminui sua importância e severidade. Por isso, conhecer os sintomas de câncer nos ossos é o primeiro passo para o diagnóstico precoce.
Se você está à procura de mais informações sobre sintomas de câncer nos ossos, este é o lugar certo. Neste artigo, vamos mostrar alguns dos sinais mais comuns que podem ser indicativos desse tipo de tumor e falar sobre a detecção e tratamento da doença. Boa leitura!
Como o câncer nos ossos se desenvolve?
O câncer de ossos é caracterizado pela produção de células anormais no tecido ósseo. Mas sua origem pode estar relacionada ao espalhamento de células tumorais vindas de outras partes do corpo, como nos casos de metástase do câncer de mama, pulmão, próstata e tireóide, por exemplo.
No Brasil, ainda não existem dados consistentes sobre a incidência da doença. Os dados da American Cancer Society mostram que, em crianças e adolescentes (até 20 anos),o osteossarcoma é o mais recorrente, com 56% dos casos e o tumor de Ewing responde por 34% dos registros.
Recentemente, publicamos um artigo sobre os 3 tipos mais incidentes de câncer nos ossos. Ali, mostramos informações sobre fatores de risco e origem provável de cada um deles.
Há como prevenir o câncer nos ossos?
As causas do câncer nos ossos ainda são desconhecidas. Ainda que alguns casos tenham relação com o histórico familiar, a origem primária da doença não parece ser hereditária. Entretanto, são tumores extremamente raros em negros e asiáticos.
Por se tratar de uma doença de causa não definida, é muito difícil determinar formas específicas de prevenção. No entanto, como sempre relembramos em nossos conteúdos, manter hábitos saudáveis é o primeiro passo para não somente melhorar a sua qualidade de vida, mas ficar mais protegido de diversos tipos de cânceres.
Neste sentido, é fundamental estar atento aos sinais do seu corpo para perceber quando ocorrem manifestações fora do normal. Essa é a forma de aumentar as chances de um diagnóstico precoce que, sem dúvidas, é a chave para o sucesso do tratamento.
Quais os sintomas de câncer nos ossos?
Assim como ocorre em outros tipos da doença, os sintomas de câncer de ossos podem se confundir com uma série de patologias. Além disso, é comum que os tumores ósseos se desenvolvam sem apresentar sintomas.
Mas é possível observar alguns sinais padrões que se repetem nas pessoas diagnosticadas com esse tipo da doença. Os principais são:
Dor
A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.
Inchaço
O inchaço — geralmente no mesmo local onde a pessoa sente dor — pode ou não ocorrer de imediato. Dependendo da localização do tumor, a pessoa também pode ser sentido um nódulo ou uma massa na região que costuma doer.
Fraturas
Os tumores ósseos podem enfraquecer o osso. Ainda assim, na maioria dos casos, é pouco provável que os ossos cheguem a fraturar em decorrência da doença. Porém, os pacientes com fraturas em um osso doente geralmente descrevem uma dor súbita no membro afetado.
Outros sintomas
Alguns sinais podem aparecer em situações particulares, dependendo da localização e até mesmo do estadiamento do câncer:
- quando acomete os ossos da coluna, o tumor pode pressionar os nervos, causando dormência e formigamento ou até mesmo fraqueza;
- o tumor pode causar problemas como perda de peso e fadiga. Se a doença se disseminar, para o pulmão, por exemplo, pode causar sintomas como dificuldade respiratória.
Vale lembrar que a dor nos ossos ou o inchaço localizado podem estar associados a outras condições, como lesões pontuais ou doenças reumáticas, como a artrite. Ainda assim, sempre que tiver persistência em algum desses sintomas, é preciso procurar um médico.
Quem já tem histórico clínico de algum tipo de câncer, deve buscar atendimento de um oncologista clínico ou do seu cirurgião oncológico.
Qual é o tratamento mais indicado para o câncer nos ossos?
O tratamento para o câncer nos ossos tem avançado muito com a abordagem multimodal. Isto é, quando combina o tratamento sistêmico com quimioterapia e o tratamento local, que inclui a cirurgia oncológica.
O tipo de tratamento local vai depender da localização do tumor e da resposta ao tratamento. O objetivo é conseguir um equilíbrio entre o alcance da cura e a melhor qualidade de vida possível.
Infelizmente, em alguns casos, dependendo do avanço da doença, é preciso optar por procedimentos mais extremos, como a amputação do membro afetado.
Por isso, reforçamos a importância da conscientização para o diagnóstico precoce. Se detectado em sua fase inicial — e buscando o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para uma cirurgia oncológica segura e consciente, apoiada pelos melhores métodos terapêuticos, as probabilidades de cura são significativamente maiores.
Se você tem interesse por esse e outros temas relacionados à cirurgia oncológica, prevenção e tratamento do câncer, não deixe de seguir a SBCO no Facebook e Instagram. Acompanhe também o nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como este.