Três sociedades médico-científicas – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO),Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) – reuniram cerca de 6 mil especialistas, de todos os estados brasileiros, durante quatro dias, no Rio de Janeiro, realizando a Semana Brasileira de Oncologia.
A iniciativa de três Congressos simultâneos – XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia e XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Radiologia fortalece cada especialidade e cria uma grande interação, com o objetivo de estabelecer protocolos que melhorem a qualidade de vida da população.
Com a temática central de promoção do tratamento multidisciplinar do câncer, os especialistas acompanharam uma intensa programação científica de 15 a 18 de novembro. Na cerimônia oficial no final da noite do dia 16, o presidente da SBCO, Héber Salvador, deu as boas-vindas lembrando que cada Sociedade preservou a sua individualidade, mas estando todas juntas pela ciência. “Começamos muito bem a IV Semana Brasileira de Oncologia”.
Além da diretoria da SBCO, participaram da atividade, os presidentes das demais Sociedades envolvidas na organização: o oncologista clínico Carlos Gil (presidente da SBOC) e o radio-oncologista Marcus Simões Castilho (presidente da SBRT). Roberto de Almeida Gil, diretor do INCA, representou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Abertura Oficial do XVI Congresso da SBCO
A manhã de 16 de novembro foi reservada para a abertura oficial do XVI Congresso da SBCO, com a sessão sendo composta por membros da diretoria da SBCO: Héber Salvador, presidente; Rodrigo Nascimento Pinheiro, vice-presidente; Reitan Ribeiro, secretário geral e presidente da comissão organizadora do evento; e Jorge Soares Lyra, diretor de Relações Internacionais e vice-presidente da comissão organizadora do evento. A coordenação da sessão ficou a cargo de Marcos Adriano Jota, diretor nacional de Relacionamento e Parcerias da SBCO.
“O Congresso é um momento ideal de muita troca e de adquirir conhecimento, criando relações fortes entre especialistas brasileiros e internacionais”. Essa foi uma das mensagens passadas por Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente de honra do congresso da SBCO, que participou online. Ele lembrou da responsabilidade e o dever na formação de novos e, cada vez mais, melhores cirurgiões.
Essa troca foi mencionada por Reitan Ribeiro, assim como um panorama geral da estrutura do evento, entre eles, uma sessão voltada para o compartilhamento de histórias reais diante do diagnóstico de câncer. “Uma oportunidade de entender melhor a visão dos pacientes, muitas vezes esquecida”. Ainda destacou outras sessões importantes como defesa profissional e marketing, além de todo o conteúdo científico.
Na programação estão incluídos 25 convidados internacionais e ampla participação de membros em atividades ao longo do evento. O presidente da Comissão Organizadora aproveitou a ocasião para agradecimentos a todos que estiveram envolvidos na organização do Congresso.
A SBCO e o balanço de gestão
A retrospectiva do presidente da SBCO, Héber Salvador, reuniu pontos científicos e investimentos importantes dentro da Sociedade, mas lembrando que é preciso, antes de qualquer avaliação de resultados, reconhecer a dedicação das pessoas. “Quero dedicar a elas esse momento e às diretorias das Regionais”, discursou
Com o trabalho que vem sendo realizado pelas Regionais da SBCO, o presidente confirmou o fortalecimento da Sociedade de uma forma geral. “Esse formato atual mostrou um comprometimento dos gestores em funções administrativas, além da científica, o que demanda muita dedicação de todos, que precisam ser reconhecidos”, disse Salvador.
Entre os projetos de comunicação em destaque está a Semana Brasileira de Oncologia, detalhada no episódio 1 do Cancer Cast, o podcast da SBCO, mais uma iniciativa da gestão. Na área da atualização científica, ele listou o novo E-book, que tem lançamento previsto para acontecer durante o Congresso; Manual de Diretrizes de Codificação em Cirurgia Oncológica; e o vídeo-atlas.
Atentos às necessidades dos residentes, foi criado um espaço exclusivo online no site da SBCO, onde já constam 268 inscrições. Essa aproximação também foi responsável por uma parte do crescimento no número de associados. “O espaço online é monitorado constantemente para saber sobre o envolvimento dos residentes. É fundamental esse levantamento de dados para melhoria da formação dos novos profissionais, uniformizando o ensino no país e entregando à sociedade civil, médicos com ainda melhor formação”.
Com foco nos jovens foram entregues duas novas premiações, sendo um pela maior nota da prova para Título de Especialistas em Cirurgia Oncológica 2023, para Vitor Sales Pitombeira; e o outro pela maior nota histórica da prova, para Elisa Fachin. Ainda nessa proposta, a Ivna Gonçalves recebeu o prêmio de melhor residente internacional.
Homenagens
Reconhecimento do trabalho em vários setores fez parte da cerimônia de abertura, quando Rodrigo Pinheiro entregou a primeira homenagem Eduardo Linhares, com a distinção extraordinária, por contribuição à pesquisa, tratamento e ensino junto à SBCO.
A Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer – Abificc, por meio presidente, Pascoal Marracini, recebeu o Prêmio Luiz Negrão Dias pelo desenvolvimento de trabalho na melhoria do tratamento do câncer. A entrega foi feita por Alexandre Ferreira Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Ações Sociais da SBCO.
Texto produzido por Cristina Dissat