Câncer de cólon é o segundo que mais mata no mundo; veja sintomas:

Câncer de cólon é o segundo que mais mata no mundo; veja sintomas:

Por: PUBLICADO EM: 11 jan 2023

O câncer colorretal (ou de intestino grosso/cólon e do reto),que foi o que afetou Pelé, resulta em 900 mil mortes anuais no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, a doença é o segundo câncer mais comum em homens e mulheres, com 45.630 novos casos anuais.

O câncer colorretal (intestino grosso e reto) é o segundo tumor maligno, excluindo o câncer de pele não melanoma, mais comum em homens e mulheres, atrás apenas, respectivamente, de câncer de próstata e mama. São esperados para cada ano do triênio (2023-2025) um total de 45.630 novos casos anuais de câncer colorretal no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). São 23.660 em mulheres e 21.970 em homens.

No mundo, o câncer colorretal representa 10% de todos os tipos de câncer, com 1,9 milhão de novos casos anuais e 935 mil mortes, segundo o levantamento Globocan, da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O cirurgião oncológico e presidente da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica),Héber Salvador, explica que o câncer colorretal pode se desenvolver silenciosamente por um tempo, sem apresentar nenhum sintoma e a descoberta, muitas vezes, se dá por exame de rastreamento.

“É fundamental a realização de colonoscopia a partir dos 45 anos em pessoas sem sintomas — ou, caso haja histórico de câncer na família, 10 anos antes da idade do parente de primeiro grau que tenha tido o câncer. Este exame pode evitar a doença, pois, por meio dele, é possível retirar pólipos, que são lesões presas na parede do intestino que poderiam evoluir para câncer.” Héber Salvador, cirurgião oncológico e presidente da SBCO

Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/12/31/cancer-de-colon-e-o-segundo-que-mais-mata-no-mundo-veja-sintomas

 

Buscar Especialista