Ex-tenista confirmou diagnóstico de câncer em estágio inicial. Identificação rápida dos sintomas favorece prognóstico do tratamento
A ex-tenista Martina Navratilova, 66 anos, enfrenta uma luta contra o câncer de mama e de garganta. A atleta confirmou, nessa segunda-feira (2/1),que a doença está em estágio inicial e começará o tratamento na próxima semana.
A atleta checa naturalizada norte-americana foi por anos a tenista número um do mundo, e é considerada uma das maiores jogadoras de todos os tempos. Ela conquistou 59 títulos de Grand Slam no geral, incluindo 31 em duplas femininas e 10 em duplas mistas.
“Esse golpe duplo é sério, mas ainda pode ser consertado. Espero um resultado favorável. Vai ser ruim por um tempo, mas vou lutar com todas as minhas forças”, afirma a jogadora em comunicado.
Câncer de garganta
Martina notou os primeiros sintomas em novembro de 2022, quando sentiu um inchaço na garganta provocado por um nódulo linfático aumentado. Exames constataram a doença em fase inicial.
O câncer de garganta, também denominado câncer orofaríngeo, pode ocorrer em toda a região da orofaringe, que inclui a parte de trás da língua, as amígdalas, a parte posterior da garganta, o palato mole, os pilares e as paredes laterais, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).
A doença é associada com frequência a hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica, mas ela também pode ser provocada pela infecção do papilomavírus humano (HPV).
Os principais sintomas relacionados são: tosse, dificuldade para respirar e para engolir, alterações na voz, sensação de que há algo preso na garganta, garganta irritada com frequência, caroço no pescoço, dor de ouvido e perda de peso sem motivo aparente.
Câncer de mama
Após descobrir o câncer de garganta, a tenista fez uma biópsia no seio que constatou também o câncer de mama. É a segunda vez que ela é diagnóstica com a doença. Em 2010, Martina teve uma forma não invasiva de câncer de mama e passou por uma mastectomia.
O câncer de mama é uma doença causada por múltiplos fatores. O principal deles é o avanço da idade, mas também pode estar associado a fatores ambientais e comportamentais, como obesidade e sobrepeso, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica e tabagismo; histórico reprodutivo e hormonal, e fatores genéticos e hereditários.
Ele pode ser percebido nas fases iniciais a partir de alguns sinais e sintomas. Entre eles destacam-se:
- Nódulo fixo e geralmente indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações na aparência do mamilo;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/cancer-de-mama-e-garganta-entenda-diagnostico-de-martina-navratilova