Pâncreas tem a sétima maior taxa de mortalidade por câncer entre as mulheres

Pâncreas tem a sétima maior taxa de mortalidade por câncer entre as mulheres

Por: PUBLICADO EM: 06 maio 2025

Pâncreas tem a sétima maior taxa de mortalidade por câncer entre as mulheres

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) foi citada em duas reportagens que abordam um tema de extrema relevância para a saúde feminina: a alta taxa de mortalidade causada pelo câncer de pâncreas entre as mulheres brasileiras. Os veículos Medicina S/A e Portal Medicinae Saúde publicaram matérias que destacam dados e informações fornecidos pela SBCO.

Embora o câncer de pâncreas não esteja entre os tumores mais incidentes — ocupando o 11º lugar entre os que mais acometem mulheres —, ele é responsável por um índice alarmante de mortes: é a 7ª maior causa de mortalidade oncológica feminina no Brasil. Segundo levantamento da SBCO com dados do Globocan 2022 (IARC/OMS),cerca de 68% dos casos são diagnosticados em mulheres com 65 anos ou mais, refletindo o impacto do envelhecimento populacional.

A SBCO também alerta para o fato de que o diagnóstico costuma ser tardio, devido à ausência de sintomas específicos nas fases iniciais da doença. Isso reduz as chances de cura e reforça a urgência de estratégias voltadas para o diagnóstico precoce, acompanhamento de fatores de risco — como tabagismo, obesidade e histórico familiar — e acesso a tratamentos especializados.

Com essa dupla contribuição na imprensa especializada, a SBCO reforça seu papel como referência nacional em oncologia cirúrgica e sua missão de levar informação confiável à população e aos profissionais da saúde.

🔗 Confira a matéria completa no Portal Medicina & Saúde clicando aqui

🔗 Confira a matéria completa no Medicina S/A clicando aqui

Buscar Especialista