SBCO comenta dados alarmantes sobre câncer relacionado ao tabagismo divulgados pela CNN Brasil
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) reforça a importância de ações contínuas de prevenção e conscientização após a divulgação dos dados preocupantes veiculados pela CNN Brasil, que apontam que mais de 90 mil casos de câncer por ano no Brasil têm relação direta com o tabagismo.
Para a SBCO, o estudo ressalta a urgência de políticas públicas efetivas para redução do tabagismo, além de destacar a necessidade de diagnóstico precoce e acesso a tratamento especializado.
“Grande parte dos tumores relacionados ao cigarro, como os de pulmão, laringe, esôfago e cavidade oral, são de alta complexidade e, muitas vezes, exigem cirurgias oncológicas delicadas e multidisciplinares para garantir o melhor desfecho possível ao paciente”, explica o presidente da SBCO, Dr. Rodrigo Nascimento Pinheiro.
A SBCO defende que a informação qualificada e o acesso a profissionais especializados são fundamentais para mudar esse cenário. A entidade também alerta que o tabagismo passivo, muitas vezes negligenciado, também representa risco elevado à saúde.


