Cirurgia segue essencial no tratamento oncológico, destaca SBCO em matéria da Medicina S/A
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) contribuiu com informações técnicas e institucionais para matéria do portal Medicina S/A, que reforça o papel central da cirurgia no tratamento do câncer.
Apesar dos avanços em terapias-alvo, imunoterapia e radioterapia, a cirurgia ainda é o método mais indicado para curar tumores sólidos nos estágios iniciais e também tem papel fundamental em situações avançadas, seja para controle local, alívio de sintomas ou melhora da qualidade de vida.
O presidente da SBCO, Dr. Rodrigo Nascimento Pinheiro, reforça na publicação a importância da atuação de cirurgiões oncológicos qualificados, em equipes multidisciplinares e dentro de centros especializados. “A escolha do melhor tratamento deve ser sempre individualizada. A cirurgia, quando bem indicada, pode aumentar significativamente as chances de cura ou controle da doença”, afirma.
A participação da SBCO na matéria contribui para esclarecer a população e reafirmar a missão da entidade de fortalecer a cirurgia oncológica no Brasil, defendendo a qualidade da formação médica e o acesso equitativo a tratamentos modernos.


