Reunindo importantes nomes da Oncologia mundial, evento virtual da SBOC e SBCO abordará o que há de mais atual e o futuro do tratamento cirúrgico e sistêmico do câncer
Nos dias 28 e 29 de agosto, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) realizarão o II Congresso Brasileiro do Câncer do Aparelho Digestivo (ONCOGI). Com programação 100% virtual, o evento está com inscrições abertas em https://www.oncogi.com.br/inscricoes.
O II ONCOGI reunirá importantes expoentes da Oncologia atuantes no Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda, Itália, México e Portugal, que vão compartilhar o conhecimento sobre a contribuição da medicina de precisão para o tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer em órgãos do aparelho digestivo como estômago, esôfago, pâncreas, fígado e colorretal (intestino grosso e reto).
Dentre os temas a serem abordados estão o estado da arte das principais técnicas de cirurgia minimamente invasiva, sequenciamento genético de nova geração, tratamento neoadjuvante (antes da cirurgia),adjuvante (depois da cirurgia),abordagens em tumor borderline e localmente avançados, terapias-alvo e outras abordagens de oncologia de precisão, diagnóstico anatomopatológico, patologia molecular e radioterapia.
Os temas serão discutidos em conjunto, em sessões com foco multidisciplinar, combinando aulas com casos clínicos dirigidos, sempre com amplo tempo para o debate, explica o cirurgião oncológico e membro da SBCO, Felipe José Fernández Coimbra, que divide a presidência do ONCOGI 2020 com o oncologista clínico Gustavo Fernandes.
Opções diante dos tumores mais agressivos
Com mais de 3 mil cirurgias oncológicas realizadas, o cirurgião Domenico D´ugo, Professor de Cirurgia da Escola Médica da Universidade Católica de Roma e eleito presidente da Sociedade Europeia de Cirurgia Oncológica (ESSO) vai traçar o cenário atual do tratamento personalizado do câncer gástrico localmente avançado. Sua apresentação será no dia 29, às 11 horas.
Na sequência, o oncologista clínico David Ilson, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, dos Estados Unidos, falará sobre a melhor abordagem sistêmica do câncer esofagogástrico avançado. Referência mundial em terapias adjuvantes em câncer gástrico, seus estudos recentes evidenciam o papel da radiação adjuvante e quimioterapia no tratamento da doença. Sua abordagem leva em conta a recente reclassificação do câncer gástrico em três doenças diferentes (intestinal proximal, intestinal distal e difusa) com assinaturas moleculares distintas, o que nos permite tratar pacientes com câncer gástrico com terapias multimodais de forma personalizada.
Cursos pré-congresso
A programação científica do II ONCOGI começa com dois cursos simultâneos no dia 28 das 16h10 às 18 horas. As atividades na Sala Cirurgia serão sobre o estado da arte das cirurgias minimamente invasiva em oncologia gastrointestinal. Reunindo especialistas do Brasil, Holanda, Coreia do Sul, Portugal, Estados Unidos e México o curso discutirá o tratamento perioperatório ideal na esofagectomia, seleção dos pacientes para cirurgias minimamente invasivas, quando adotar a gastrectomia total e hepatectomias maiores, assim como o papel da ressecção do reto.
Paralelamente na Sala Clínica, o curso pré-congresso em Oncologia Clínica terá uma primeira parte dedicada à Telemedicina em Oncologia, seguida pela segunda parte, voltada para Oncologia de Precisão, que abordará as plataformas de sequenciamento de nova geração em câncer gastrointestinal e as recomendações para painéis somáticos (que investigam os genes responsáveis por mutações que levam ao desenvolvimento da doença).
Antes dos pré-cursos haverá a cerimônia de abertura do ONCOGI 2020 com as participações dos presidentes do congresso, Felipe Coimbra e Gustavo Fernandes, do cirurgião oncológico e presidente da SBCO, Alexandre Ferreira Oliveira e da oncologista clínica e presidente da SBOC, Clarissa Maria de Cerqueira Mathias.
A programação do dia 28 será encerrada com as conferências do cirurgião oncológico e diretor de Neuroendocrinologia Gastrointestinal da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, James Howe e da oncologista clínica, Diane Reidy-Lagunes, do Memorial Sloan-Kettering. Em pauta, respectivamente, o atual estado da arte em tumores neuroendócrinos pancreáticos e as perspectivas futuras para tumores neuroendócrinos gastrointestinais.
Outros importantes temas que unem cirurgia e tratamento sistêmico
Durante o dia 29, haverá duas sessões conjuntas (cirurgia e oncologia clínica). Na parte primeira parte da manhã o foco estará no câncer de estômago e esôfago. Serão trazidas discussões sobre como integrar cirurgia e tratamento neoadjuvante para pacientes com tumores estromais gastrointestinais (TEG); o papel da cirurgia no adenocarcinoma gástrico metastático; novas opções de tratamento no câncer esofagogástrico e avaliação patológica e molecular dos tumores esofagogástricos.
Na sequência, os temas da segunda sessão conjunta serão câncer de reto: temos um novo tratamento standard; abordagem observe e espere, o que mudou em 2020; abordagem atual das metástases hepáticas ressecáveis do câncer colorretal e, por fim, a curso longo ou curto de radioterapia, qual é o padrão?
Sessões de cirurgia
A programação do dia 29 trará duas sessões integralmente dedicadas à cirurgia. Na primeira sessão, sobre câncer colorretal e colangiocarcinoma, as abordagens serão sobre a padronização do tratamento cirúrgico do colangiocarcinoma intra-hepático; ampliando os horizontes da cirurgia no câncer colorretal e as terapias intra-artérias dos tumores primários do fígado. Na segunda sessão cirúrgica o tema central será onde estamos em 2020 com a cirurgia citorredutora associada a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC). Em foco, as indicações para pacientes com câncer de estômago, colorretal e de pseudomixoma e apêndice.
Sessões de oncologia clínica
A programação do dia 29 também terá uma sessão dedicada às modalidades de tratamento sistêmico. Na parte da manhã, o título será novas abordagens terapêuticas em câncer colorretal como imunoterapia, terapias anti-Her-2, radioterapia estereotácica em doença oligometastática e terapias anti-RAF e anti-RAS.
SERVIÇO
II Congresso Brasileiro do Câncer do Aparelho Digestivo (ONCOGI 2020).
Realização: Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.
Data: 28 e 29 de agosto de 2020
Inscrições: https://www.oncogi.com.br/
Sobre a SBCO
Fundada em 31 de maio de 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que agrega cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado multidisciplinar ao paciente com câncer. Sua missão é também promover educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que promovam a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes, fortalecendo e representando a cirurgia oncológica brasileira. É presidida pelo cirurgião oncológico Alexandre Ferreira Oliveira, eleito para a gestão de 2019/2021.
Sobre a SBOC
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa mais de 1,9 mil especialistas em oncologia clínica distribuídos pelos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal. Fundada em 1981, a SBOC tem como objetivo fortalecer a prática médica da Oncologia Clínica no Brasil, de modo a contribuir afirmativamente para a saúde da população brasileira. É presidida pela médica oncologista Clarissa Mathias, eleita para a gestão do biênio 2019/2021.
Informações à imprensa:
SENSU Consultoria de Comunicação
Moura Leite Netto
(55) 11 99733-5588
moura@sensucomunicacao.com.br
Lídia de Santana
(55) 11 99102-5488
lidia@sensucomunicacao.com.br
Edelman
Nahia Rosa:
(11) 3060-3124 / (11) 96110-8481
Nahia.Rosa@edelman.com
Brenda Messora
Brenda.Messora@edelman.com