Vilão quando o assunto é câncer e doenças cardiovasculares, o fumo está associado também com agravamento dos casos de Covid-19. Webinar na sexta, dia 29, às 19 horas, debaterá as principais estratégias de combate ao tabagismo para este período de pandemia. Atividade acontecerá pelo zoom e é aberta ao público
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são decorrentes do uso direto do tabaco e cerca de 1,2 milhão se deve ao fato de os não fumantes serem expostos ao fumo passivo. Os números são da Organização Mundial de Saúde (OMS),que convoca a sociedade para mais uma edição do Dia Mundial sem Tabaco, data que é celebrada anualmente em 31 de maio1.
O chamado foi mais uma vez atendido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO),que convidou a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP),Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBPT) para participar da Webinar “Unidos contra o Tabagismo – Como combater este vilão e se prevenir do câncer e doenças cardiovasculares em tempos de Covid-19?”.
A atividade, que acontecerá na sexta, dia 29, às 19h, aberto ao público pela plataforma zoom receberá o cirurgião oncológico da Comissão de Tórax da SBCO, Antônio Bomfim Rocha; o médico patologista e vice presidente para Assuntos Profissionais da SBP, Emílio Assis; a médica cardiologista da SBC e diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR, Jaqueline Scholz Issa e o médico patologista e coordenador da comissão de câncer de pulmão da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da SBPT, Gustavo Faibischew Prado.
“Enquanto sociedades médicas, é nosso compromisso alertar para os males causados pelo tabagismo, uma das principais causas de morte no mundo. Temos a missão de difundir para a sociedade mensagens importantes, dentre elas, a que não há consumo seguro de tabaco”, ressalta o cirurgião oncológico e presidente da SBCO, Alexandre Ferreira Oliveira.
CANCER, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E COVID-19
O tabagismo está associado com mais de 80% dos casos de câncer de pulmão, com mais da metade dos casos de câncer de bexiga e é também fator de risco para outros tipos de câncer. assim como para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral). Além disso, o tabagismo é agravante para muitas infecções respiratórias e aumenta a gravidade das doenças respiratórias.
Segundo a OMS, em documento divulgado nesta quarta, dia 27, fumar torna mais difícil para o organismo combater as infecções por coronavírus e outras doenças. O órgão recomenda que os fumantes tomem medidas imediatas para parar de fumar usando métodos comprovados, com apoio de serviços antitabagismo2.
Uma metanálise de 19 estudos científicos, que reúne um total de 11.590 pacientes com Covid-19, mostra que o tabagismo está diretamente ligado com a progressão de Covid-19. O trabalho mostra que o risco de desenvolver as formas avançadas da doença é quase duas vez maior entre os fumantes quando comparado aos não-fumantes. Um total de 218 pacientes com histórico de tabagismo (29,8%) apresentou a forma grave de Covid-19, em comparação com 17,6% dos pacientes não fumantes. Além disso, ao analisar as limitações dos 19 artigos, os autores sugerem que o risco real de fumar pode ser ainda maior3.
SERVIÇO
WEBINAR – Unidos contra o Tabagismo – Como combater este vilão e se prevenir do câncer e doenças cardiovasculares em tempos de Covid-19?
Data: 29 de maio de 2020 (sexta)
Horário: 19 horas
Local: plataforma zoom, aberto ao público.
Para acessar:
ID: 862 7276 5706
senha: SEMTABACO
Debatedores:
– Antônio Bomfim Rocha – Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica
– Emílio Assis – Sociedade Brasileira de Patologia
– Jaqueline Scholz Issa – Sociedade Brasileira de Cardiologia
– Gustavo Faibischew Prado – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Referências bibliográficas
1 – Organização Mundial de Saúde. Disponível em . Acesso em 27maio2020.
2 – Organização Mundial de Saúde. Disponível em . Acesso em 27maio2020.
3 – Patanavanich R, Glantz SA. Smoking is Associated with COVID-19 Progression: A Meta-Analysis [published online ahead of print, 2020 May 13]. Nicotine Tob Res. 2020;ntaa082.
Informações à Imprensa:
SENSU Consultoria de Comunicação
Moura Leite Netto
(55) 11 99733-5588
moura@sensucomunicacao.com.br
Lídia de Santana
(55) 11 99102-5488
lidia@sensucomunicacao.com.br