Você sabe como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) apoia as Ligas Acadêmicas de Medicina (LAMs)? Por meio de ações de promoção ao conhecimento — em linguagem simples, direta e didática — direcionadas aos estudantes interessados nas áreas da oncologia e cirurgia oncológica.
Quer saber mais sobre as ligas acadêmicas, compreender sua importância e entender como a SBCO pode ajudar? Então, continue a leitura e esclareça suas dúvidas.
O que são ligas acadêmicas?
Ligas Acadêmicas são associações civis e científicas livres, sem fins lucrativos, e com duração indeterminada. Elas são constituídas, fundamentalmente, por estudantes interessados em algum assunto específico.
Na prática, trata-se de um grupo de estudo reconhecido pela instituição de ensino onde atua, com um rol de atividades variadas, que vão além de frequentar as aulas. Essas podem ser promovidas pelos próprios “ligantes” (como são chamados os acadêmicos membros das ligas) e/ou por professores e profissionais convidados.
Em geral, as atividades das ligas acadêmicas (consideradas extracurriculares) se dividem em quatro práticas:
- ensino, por meio de encontros dedicados ao aprendizado do assunto escolhido;
- pesquisa, por meio do desenvolvimento de artigos científicos, assim como da divulgação dos resultados em eventos da área;
- laboratório, por meio da observação e, por vezes, participação na coleta de dados e análise de amostras;
- extensão, por meio de atendimentos prestados à comunidade externa, com base nos conhecimentos obtidos.
Nos últimos anos, graças aos avanços da comunicação, incluindo as plataformas online e as mídias sociais, o contato entre acadêmicos e profissionais foi bastante facilitado. Dessa forma, até mesmo os antigos entraves impostos pelas barreias geográficas caíram por terra, não sendo mais um fator limitante na aquisição de conhecimento.
Quando surgiram no Brasil?
A primeira LAM do Brasil foi a Liga de Combate à Sífilis da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),criada em 1918. Na época, seus membros montaram postos de orientação à população sobre como prevenir a doença, bem como ofereciam tratamento gratuito.
Nos anos seguintes, surgiram diversas iniciativas de ação social e complementação acadêmica semelhantes. Nas últimas décadas, acompanhando o aumento das faculdades de Medicina, houve um crescimento considerável do número de Ligas Acadêmicas por todo o país.
Aliás, em algumas instituições de ensino, os membros da LAM podem contabilizar créditos no currículo da graduação. Mas, para tanto, deve-se seguir os critérios estabelecidos pela respectiva instituição. Além disso, a LAM precisa apresentar documentos que atestem a frequência e/ou a nota e o comprometimento satisfatórios de cada membro.
Isso, por sua vez, corroborou ainda mais para o reconhecimento pleno desse tipo de iniciativa. Consequentemente, houve um aumento no desejo de muitos alunos em se tornarem ligantes.
Qual é a importância das LAMs?
De acordo com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas (ABLAM),as LAMs possibilitam complementar a formação acadêmica, sustentada pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. Para isso, promovem uma série de atividades, incluindo grupos de estudo, reuniões periódicas, congressos, simpósios, feiras, eventos, workshops práticos, entre outras.
Vale destacar que suas crescentes ações refletem o anseio dos acadêmicos de Medicina em se inteirar em temas que, muitas vezes, ficam de fora das grades curriculares. É o caso, por exemplo, da disseminação e compartilhamento do conhecimento na área de Cirurgia Oncológica.
Leia também: Mapeamento da realidade da cirurgia oncológica no Brasil
Aliás, você sabia que a SBCO também oferece o Projeto SBCO Acadêmico? Trata-se de uma iniciativa importantíssima, considerando a necessidade dos estudantes de medicina adquirirem, desde cedo, mais conhecimento sobre as diversas neoplasias agrupadas sob a palavra câncer.
Saiba mais em: SBCO para acadêmicos
Como a SBCO pode ajudar?
Como mostrado, participar de uma liga possibilita “fortalecer” o currículo ainda durante a graduação. Isso porque, graças a ela, pode-se aprofundar o conhecimento em áreas de interesse, inclusive, intensificando a experiência teórico-prática. A SBCO reconhece a importância das Ligas Acadêmicas no desenvolvimento dos futuros profissionais de saúde. Por isso, estamos mapeando e apoiando as Ligas de Cirurgia Oncológica em todo o Brasil, oferecendo suporte nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Ao cadastrar sua liga na SBCO, você terá acesso a uma série de benefícios exclusivos, incluindo:
- descontos em diversos eventos;
- suporte para palestras e orientações nas atividades;
- apoio no desenvolvimento e criação de novas ligas.
Se você tem o desejo de fortalecer sua Liga Acadêmica e se conectar ainda mais com o campo da Cirurgia Oncológica, aproveite a oportunidade. Juntos, vamos construir um futuro mais promissor para a saúde e para os/as pacientes!
Já pensou como essa jornada pode ser incrível? Para fazer parte, acesse nosso site e cadastre sua liga agora mesmo: SBCO para Ligas