Mapeamento da realidade da cirurgia oncológica no Brasil

Mapeamento da realidade da cirurgia oncológica no Brasil

Por: ATUALIZADO EM: 19 jan 2024 | PUBLICADO EM: 19 nov 2023

cirurgia oncológica no Brasil, assim como no mundo, busca ser oportuna, segura, de alta qualidade e acessível. Nesse contexto, é preciso promover melhorias constantes, pois o câncer é uma doença cada vez mais frequente e, consequentemente, a demanda cirúrgica é cada vez maior.

Neste artigo, mostramos quais medidas estão sendo tomadas para viabilizar tratamentos cirúrgicos para todos que necessitem. Entenda, também, porque a cirurgia faz parte de todas as etapas dos cuidados oncológicos. Boa leitura!

Como é o acesso à cirurgia oncológica no Brasil?

No Brasil, os sistemas de saúde público e privado funcionam de maneira paralela. No entanto, há desigualdades na prestação de cuidados pelos dois sistemas.

Para entender o problema, é preciso avaliar o financiamento da assistência à saúde no país. Um estudo que analisou os indicadores de gastos em saúde no Brasil, no período de 2000 a 2014, sugere que os investimentos em saúde pública se mantiveram estáveis ou decresceram. Com isso, o SUS (Sistema Único de Saúde),que atende a maior parte da população (entre 70 a 80%),mostra dificuldades para corresponder à gama de serviços necessários. O resultado, consequentemente, são disparidades no cuidado aos pacientes entre os serviços de saúde públicos e privados.

Para conhecer as principais possibilidades cirúrgicas, confira artigo: Tipos de cirurgia oncológica para o tratamento do câncer

O que está sendo feito para melhorar esse cenário?

Em 2017, foi criado o Fórum Global de Cirurgiões do Câncer. Este tem por objetivo dar voz aos cirurgiões/ãs oncológicos de diversas partes do mundo, visando reduzir disparidades e melhorar os tratamentos oferecidos.

Dessa maneira, busca-se normalizar os cuidados cirúrgicos seguros, oportunos, eficazes e acessíveis, independentemente da condição social ou localização geográfica do paciente. Em relação à cirurgia oncológica no Brasil, entre os resultados já alcançados por meio desses esforços, pode-se citar a incorporação da cirurgia citorredutora e da HIPEC (quimioterapia intraperitoneal hipertérmica) no SUS. A conquista, vale destacar, contou com trabalho constante e proativo da SBCO ao longo de diferentes gestões de sua diretoria.

Qual é a importância da cirurgia no tratamento do câncer?

A incidência do câncer é alta e continua a subir. Nesse cenário, mais de 80% das pessoas diagnosticadas com a doença terão de ser submetidas a algum procedimento cirúrgico.

Apesar da necessidade crescente, estima-se que apenas 25% dos pacientes oncológicos, em todo o mundo, têm acesso a cirurgias seguras, oportunas, de alta qualidade e acessíveis. Entre as várias razões para tal, destaca-se a dificuldade de cuidado especializado.

Como transpor essas dificuldades?

Diversas medidas vêm sendo tomadas para superar os referidos entraves. Uma delas é a sugestão de treinamento em oncologia cirúrgica baseado em um currículo global — desenvolvido em conjunto pelas principais sociedades médicas do mundo, mas adaptado às realidades locais.

Outra é a intensificação de ações educacionais e científicas. Entre elas, destaca-se a criação do ECCO Residentes pela SBCO, um programa online para democratização e equalização do ensino da cirurgia oncológica entre residentes da especialidade de todo o país.

Há, ainda, os investimentos para ampliar a participação de jovens especialistas em congressos e simpósios da área. No Brasil, a SBCO já atua nesse sentido, oferecendo apoio financeiro e administrativo para a participação desses médicos em suas diferentes ações, desenvolvidas todos os anos. Isso inclui tanto eventos menores, em diferentes cidades, voltados à atualização científicas de cirurgiões/ãs oncológicos, como eventos internacionais, em parceria com instituições de outras partes do mundo.

Por que, muitas vezes, o paciente oncológico precisa fazer diversas cirurgias?

O diagnóstico de câncer é para a vida toda, pois a doença pode recorrer mesmo em indivíduos presumivelmente curados. Em comparação a outras enfermidades, os pacientes oncológicos são os que mais se beneficiam do cuidado multidisciplinar — do qual a cirurgia é um pilar fundamental.

Aliás, o emprego das técnicas cirúrgicas é importante em todos os estágios do combate à doença, incluindo:

  • a prevenção;
  • o diagnóstico;
  • o tratamento em si;
  • a reconstrução e/ou reabilitação;
  • a paliação.

Como melhorar a assistência cirúrgica ao paciente oncológico?

Para melhorar a qualidade da cirurgia oncológica no Brasil, assim como em todo mundo, é preciso reverter questões historicamente inadequadas. É o caso, por exemplo, da já citada desigualdade no tratamento (dependendo de onde é realizado).

Para isso, deve-se ampliar a força de trabalho especializada, por meio do investimento em formação e educação continuada. Isso é necessário não apenas para atender às necessidades crescentes projetadas para as próximas décadas, mas para que haja o domínio no emprego de técnicas cada vez mais complexas.

É preciso, também, investir em inovação tecnológica. Nesse caso, destaca-se a cirurgia minimamente invasiva (por videolaparoscopia e robótica) — a qual faz toda diferença no incremento de desfechos dos tratamentos.

Em relação aos locais onde as cirurgias oncológicas são realizadas, o ideal é que operações básicas sejam feitas por todo o país. Já operações complexas devem ser oferecidas em centros de referência em oncologia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),é essencial promover a cirurgia oncologicamente correta em todas as etapas do tratamento. É imprescindível, também, favorecer a realização de cuidados multidisciplinares, ou seja, ter à disposição especialidades além da oncologia, visando alcançar melhores resultados.

Para concluir, se todas as melhorias forem implementadas, a perspectiva da cirurgia oncológica no Brasil é promissora. Esperamos que com ajuda delas, todos os pacientes com câncer recebam cuidados adequados, independentemente de seu status socioeconômico ou localização geográfica.

Quer ajudar? Divulgue a importância de cirurgiões/ãs oncológicos na sua cidade e apoie as causas de incorporação de tecnologias e novas técnicas no SUS . Vamos todos e todas ajudar a construir um atendimento de saúde de ainda mais qualidade! Gostou do conteúdo? Aproveite e siga nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedinYoutube e Twitter!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista