Casos de câncer no Brasil: saiba quais os tipos mais incidentes entre brasileiros

Casos de câncer no Brasil: saiba quais os tipos mais incidentes entre brasileiros

Por: PUBLICADO EM: 15 jul 2022

À medida que aumenta a nossa expectativa de vida, cresce também o desejo de viver bem. Assim, vemos crescer a dedicação aos cuidados com a saúde, com rotina saudável e procura por exames preventivos e de rastreio. Apesar disso, o volume de casos de câncer no Brasil ainda preocupa.

Neste artigo, mostramos quais os tipos da doença mais incidentes no país, falamos sobre a incidência e os possíveis fatores de risco para cada um deles e explicamos os eventuais sintomas e como manter hábitos preventivos. Siga conosco para saber mais.

Qual a situação dos casos de câncer no Brasil?
As estatísticas gerais sobre os casos de câncer no Brasil costumam separar as ocorrências do câncer de pele não melanoma. Quando somada esta às demais neoplasias malignas, o país registra, anualmente, quase 630 mil novos casos da doença, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Considerada uma doença intimamente relacionada ao estilo de vida, os números variam entre as regiões do país, com maior incidência no Sul e Sudeste, sobretudo dos cânceres de próstata e mama. Já no Nordeste, os números mais relevantes são os de câncer de estômago, por exemplo.

Quais os tipos de câncer com mais casos no país?
As estatísticas globais registradas no Brasil tornam possível destacar os tipos de câncer mais incidentes no país. A seguir, mostramos quais são eles e trazemos detalhes sobre a sua ocorrência, sintomas e prevenção. Acompanhe.

Câncer de Pele não melanoma
É o tipo de câncer mais comum no país tropical, com quase 177 mil casos detectados no país em 2020. A principal causa do câncer de pele é a exposição indevida aos raios solares UVA e UVB. Além disso, quanto mais clara a pele, maior o risco de desenvolver uma lesão cancerígena.

Os sinais do câncer de pele maligno e a presença de manchas e pintas com alterações em tamanho, coloração e forma. Recentemente, publicamos um artigo com orientações para identificar pintas ou lesões suspeitas.

Câncer de Próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros — fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Atualmente, mais de 65 mil casos são registrados todos os anos em nosso país.

Entre os fatores de risco do câncer de próstata estão a predisposição genética (quando algum parente direto tem histórico da doença),o excesso de peso e a idade, já que ele é mais comum a partir dos 50 anos. Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas. Por isso, é importante manter uma rotina de consultas médicas e exames regulares.

Câncer de Mama
É o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, depois do câncer de pele. O INCA registra, todos os anos, aproximadamente 66 mil casos de câncer de mama. Ainda que tenha um componente hereditário, os riscos aumentam consideravelmente em mulheres obesas ou com sobrepeso, sedentárias e tabagistas. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode ser causa do câncer de mama.

O principal sinal do câncer de mama é a detecção de um nódulo no seio. Quando percebido, é preciso se consultar com um especialista, já que nem todo caroço é sinônimo de câncer. O auto-exame e a mamografia são as principais ferramentas para o diagnóstico precoce da doença.

Leia também: 5 dicas para prevenir o câncer
Câncer Colorretal
Esse tipo de câncer engloba os tumores do intestino grosso (o cólon) ao reto e ânus. Atulamente, acomete cerca de 41 mil brasileiros todos os anos. Os casos de câncer colorretal estão fortemente ligados à alimentação.

Assim, o consumo de alimentos ultraprocessados e embutidos, dieta pobre em fibras e excesso de peso — bem como histórico de doenças intestinais (retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn) são os principais fatores de risco. Os sinais da doença estão relacionados a alterações recorrentes no padrão do funcionamento intestinal, sangue nas fezes, fraqueza e perda de peso sem razão aparente.

Câncer de Pulmão
No Brasil, são mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão registrados todos os anos. Apesar de parecer pouco, se comparado com a população nacional, o mais preocupante é a sua evolução. De acordo com o INCA, a doença foi responsável por mais de 28 mil mortes em 2020.

O principal causador do câncer de pulmão é o tabagismo. Além disso, a idade também parece ter influência. Isso porque a maioria dos casos é registrada em pessoas entre 50 e 70 anos.

Como dissemos anteriormente, o câncer é uma doença que está muito relacionada ao estilo de vida. Pessoas obesas, tabagistas, com vida sedentária e consumo excessivo de álcool são as que mais estão propensas, de modo geral, a fazer parte dessas estatísticas.

Se você pretende assumir uma rotina de autocuidado e prevenção do câncer, pode contar com nossos conteúdos para ajudar a compreender melhor os tipos da doença, os casos mais recorrentes e como combatê-los. Siga-nos no Instagram ou no Facebook para receber nossas atualizações.

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista