5 Tipos de câncer mais incidentes em homens

5 Tipos de câncer mais incidentes em homens

Por: PUBLICADO EM: 10 nov 2021

Falar sobre a saúde masculina ainda é um tabu para muitos homens. Quando o assunto é câncer, então, os mitos e preconceitos ficam mais evidentes. No entanto, é só por meio da conscientização e da prevenção que podemos vencer a batalha contra os tipos de câncer mais incidentes em homens.

Pensando nisso, preparamos um material detalhado sobre as formas mais comuns da doença entre a população masculina no Brasil e no mundo. Com este material, você poderá saber mais sobre cada tipo de câncer, as formas de prevenir e como buscar ajuda para um tratamento seguro e eficaz. Acompanhe conosco.

Quais os tipos de câncer em homens?

No Brasil, cerca de 225 mil homens são diagnosticados com câncer todos os anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse número ainda não considera o câncer de pele, que é o mais recorrente no país.

Segundo as estimativas do Instituto, os cinco principais tipos de câncer em homens são o de próstata, de cólon e reto, da traqueia, brônquio e/ou pulmão, de estômago e da cavidade oral. A seguir, vamos descrevê-los resumidamente e mostrar quais os sintomas mais comuns de cada um deles.

Próstata

O câncer da próstata é a neoplasia mais frequente, atingindo cerca de 65 mil homens a cada ano, especialmente após os 50 anos. Ele é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células nesta glândula. Esse tipo da doença tem desenvolvimento lento e, normalmente, assintomático.

Os principais sinais de alerta para o Câncer de Próstata estão ligados a alterações no fluxo urinário (dificuldade ou frequência) e dores na região pélvica, costas e costelas. No entanto, eles costumam aparecer já em um estado mais avançado do tumor. Por isso, é fundamental manter a regularidade dos exames preventivos.

Cólon e reto

Tanto o câncer de cólon quanto o retal têm origens bastante parecidas. Por isso, costumam ser chamados de Câncer colorretal. As estatísticas do INCA mostram que, todos os anos, aproximadamente 21 mil homens têm a detecção deste tipo de câncer.

Ele se inicia no revestimento do cólon ou do reto e pode estar relacionado a presença anterior de alguma patologia na região, como a colite ulcerativa ou a doença de Crohn. Porém, estudos indicam que a dieta rica em gordura, carne e alimentos processados — e pobre em fibras —  são o fator mais importante no surgimento deste tipo de câncer.

Entre os principais sintomas, podemos destacar sangue nas fezes, alteração do trânsito intestinal e na forma das fezes, perda de peso repentina, sensação de fraqueza e dor abdominal.

Leia também: Mitos e verdades do câncer colorretal

Traqueia, brônquio e pulmão

A cada 100 novos casos de câncer entre homens brasileiros, cerca de 8 são no sistema respiratório. Os tumores com origem na traqueia e se dividem, basicamente, em dois tipos: as células escamosas, que geralmente estão associadas ao tabagismo, e o carcinoma adenoide cístico, que tem crescimento mais lento e não está relacionado ao tabagismo.

Entre os sintomas dos cânceres no sistema respiratório estão tosse, chiado e ruído ao respirar, falta de ar, infecções de repetição das vias aéreas superiores, tosse com sangue e, em estágio avançado, dificuldade em engolir, rouquidão, fadiga e perda de peso.

Contudo, os locais mais comuns de câncer nas vias aéreas são o pulmão e os brônquios. Esse tipo da doença é dividido em dois grandes grupos: as pequenas células e os não pequenas células. Esse último, é subdivido em Adenocarcinoma, Carcinoma escamoso e Carcinoma de grandes células. Independente do subtipo, geralmente câncer de pulmão possui um prognóstico bastante reservado.

Outro fator agravante é que o câncer de pulmão geralmente só manifesta sintomas em fases  já avançadas. Eles geralmente são tosse podendo estar acompanhada de escarro com hemoptise e falta de ar. Esse tipo de neoplasia é diretamente relacionado com o tabagismo.

Estômago

Também conhecido como câncer gástrico, esse tipo da doença pode atingir cerca de 13,4 mil homens a cada ano no Brasil. Ele se desenvolve lentamente, a partir de alterações no revestimento interno do estômago. Dependendo de onde ele começa a se desenvolver, o câncer pode ter resultados diferentes.

O mais comum é o adenocarcinoma, que totaliza quase 95% dos casos da doença nessa região. Ele se origina na mucosa estomacal, que é a camada mais interna do órgão. Apesar de raramente apresentar sintomas na fase inicial, o câncer de estômago pode causar falta de apetite, perda de peso, azia, náuseas ou indigestão, vômitos e distensão abdominal.

Cavidade oral

Este tipo de câncer é detectado em aproximadamente 11,2 mil homens brasileiros todos os anos. Ele é caracterizado pelo desenvolvimento de células tumorais nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, bordas e embaixo da língua.

As estatísticas do INCA mostram que ele é mais comum em homens a partir dos 40 anos e está intimamente ligado ao tabagismo e ao consumo de bebidas alcoólicas. Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Para a detecção precoce, é fundamental estar alerta a sinais como feridas sem cicatrização na boca ou nos lábios, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, além de nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

Existem medidas de prevenção?

Ainda que o fator genético possa influenciar o surgimento dos diversos tipos de câncer em homensa grande maioria dos casos da doença está relacionada a fatores externos, que podem ser controlados ao se adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia.

Por isso, sempre reforçamos a necessidade de compartilhar informações sobre a prevenção por meio de campanhas como o Novembro Azul, para o Câncer de Próstata ou o Setembro Verde, para o Colorretal.

Para reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer, nossa recomendação é:

  • abandonar o tabagismo;
  • moderar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • manter uma dieta equilibrada (evitando gorduras em excesso);
  • controlar o peso corporal;
  • praticar atividades físicas e
  • evitar exposição a radiação ionizante, substâncias químicas nocivas e metais pesados.

Qual a importância do cirurgião oncológico nos casos de câncer em homens?

O cirurgião Oncológico é um profissional especializado em tratamento de múltiplos tipos de câncer e, até o momento atual, a cirurgia é o único tratamento potencialmente curativo para a maioria dos tumores sólidos. Contar com o acompanhamento deste especialista é garantia de atravessar a batalha contra a doença com toda a assistência necessária.

Para saber mais sobre a atuação do Cirurgião Oncológico no diagnóstico e tratamento do câncer, você pode acompanhar a SBCO nas redes sociais e, ainda, aproveitar para acessar o nosso blog e ler mais sobre os assuntos relacionados.

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista