Câncer de cabeça e pescoço: tudo o que você precisa saber!

Câncer de cabeça e pescoço: tudo o que você precisa saber!

Por: ATUALIZADO EM: 01 ago 2021 | PUBLICADO EM: 25 jul 2021

O câncer de cabeça e pescoço representa a segunda maior incidência nos cânceres entre os homens, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Caracterizado pelos tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide, o câncer de cabeça e pescoço, geralmente, não demonstra sintomas em sua fase inicial. 

Por isso, é tão importante ficar atento à manifestação da doença e buscar preveni-la o quanto possível. Leia o artigo para conferir as informações básicas sobre o problema:

Câncer de cabeça e pescoço: o que preciso saber sobre a doença

É válido salientar que a maioria dos pacientes acometidos pelos tumores desenvolvidos na região da cabeça e pescoço são do sexo masculino e, na grande maioria das vezes, acima dos 60 anos.

Quando falamos do câncer de cabeça e pescoço, consideramos alguns fatores de risco fundamentais, como o tabagismo; o consumo de bebidas alcoólicas e a junção de ambos; além da infecção pelo papilomavírus humano (HPV), principalmente no que diz respeito às relações sexuais que atingem a pele e a mucosa bucal.

Dessa forma, podemos observar que as manifestações da doença surgem em decorrência de fatores de risco. Por isso, o cuidado com determinados hábitos contribuem com o controle e prevenção da doença. Para prevenir esses tipos de tumores, é indicado:

  • evitar o tabagismoe o consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
  • usar preservativo durante o ato sexual;
  • tomar a vacina contra o papilomavírus humano (HPV);
  • manter uma alimentação equilibrada;
  • preservar a higiene bucal;
  • ir regularmente ao dentista.

Dessa forma, fica claro o quanto é importante e possível fazer a prevenção da doença de forma assertiva, já que, com exceção do câncer de tireoide, todos os outros apresentam maior influência de incidência quando relacionados a fatores externos.

Julho Verde: atenção à prevenção!

Graças ao Julho Verde e outras campanhas de sensibilizaçãopara prevenção do câncer de cabeça e pescoço, a doença pode ser diagnosticada com antecedência e, dessa maneira, as chances de cura aumentam consideravelmente.

Por isso, fique atento à prevenção do câncer de cabeça e pescoço e não espere sentir desconforto para fazer o rastreamento da doença.

Visite regularmente, preferencialmente uma vez ao ano, um médico ou um dentista para fazer uma análise completa da boca e garganta em busca de possíveis lesões.

Lembre-se que o diagnóstico precoce favorece consideravelmente as chances de cura da doença.

Sintomas e diagnóstico

Inicialmente, o câncer de cabeça e pescoço consiste em um tipo de câncer silencioso, já que dificilmente apresenta sinais em sua fase inicial.

Por isso, na maioria das vezes, quando os sintomas desconfortáveis surgem, é provável que a doença já esteja em um estágio mais avançado. Os principais sintomas relacionados à doença são:

  • rouquidão;
  • dificuldade para engolir;
  • feridas persistentes na boca;
  • emagrecimento sem causa definida;
  • ferida aparente na face.

Dessa forma, a partir da observação persistente de qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar imediatamente um médico. Diante disso, será feito um rastreamento da doença.

O diagnóstico é precisamente feito por meio de avaliação clínica da cavidade oral, além de exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia. A confirmação da doença sempre será enfatizada pela biópsia.

Tratamento

O tratamento mais eficaz para o câncer de cabeça e pescoço é o procedimento cirúrgico. Assim sendo, a cirurgia será indicada para cada caso de maneira individualizada, já que a operação vai depender do estágio e localização do tumor e ainda se há ou não presença de metástase.

Dependendo da lesão, a cirurgia pode incluir a retirada de partes da mandíbula, lábios ou língua e, nesses casos, pode ser indicada também uma cirurgia plástica, além de acompanhamento fonoaudiólogo para a recuperação da fala e deglutição.

É importante que, durante o pós-operatório, o paciente mantenha os cuidados e orientações médicas para o alívio de sintomas incômodos durante a reabilitação.

Além da cirurgia, o câncer de cabeça e pescoço também conta com radioterapia e quimioterapia, que podem ser realizados de forma combinada, dependendo de cada quadro.

A importância do cirurgião oncológico

É fundamental salientar a importância do cirurgião oncológico durante o tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Por isso, após o diagnóstico, certifique-se de encontrar um profissional competente e que ofereça atendimento especializado

Observe o histórico profissional do médico e certifique-se que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas durante a consulta, já que o cirurgião ou cirurgiã oncológica atuam como um ponto crucial no tratamento da doença.

Gostou do artigo? Compartilhe essas informações com alguém que também precisa saber sobre o câncer de cabeça e pescoço!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista