Prevenir o câncer colorretal: entenda como!

Prevenir o câncer colorretal: entenda como!

Por: PUBLICADO EM: 27 set 2021

O câncer de intestino — ou de cólon — é um dos tipos mais comuns no Brasil. Por isso, falar sobre como cuidar e prevenir o câncer colorretal, para cada vez mais pessoas, é o objetivo  de especialistas em Oncologia e a sociedade médica, em geral.

A preocupação é tão autêntica que foi designado um mês para a campanha de conscientização: o Setembro Verde. Neste artigo, buscamos proporcionar mais informação sobre o câncer colorretal, tratando sobre a prevenção, o diagnóstico e os cuidados relacionados a essa doença.

O que é o câncer colorretal?

O câncer colorretal é aquele que se origina na mucosa que reveste o intestino grosso — o chamado cólon — e pode se estender até o reto e o ânus. Geralmente, ele é percebido inicialmente como um pólipo, que é uma massa instalada na superfície da parede intestinal.

Recentemente, publicamos um artigo que mostra os principais fatores de risco para o câncer colorretal e como ocorre o tratamento.

Para aprofundar a leitura, leia o artigo: O que causa e tipos de tratamentos para o câncer colorretal

Quais os sinais do câncer colorretal?

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer),no estágio inicial da doença, são raras as manifestações de sintomas do câncer colorretal. No entanto, podem ocorrer alguns sinais de alerta para a sua presença. Os mais recorrentes são:

  • sangue nas fezes;
  • mudanças no hábito intestinal (às vezes com alternância entre diarreia e prisão de ventre);
  • alteração na forma das fezes (muito finas e compridas);
  • perda de peso sem causa aparente;
  • sensação de fraqueza e/ou diagnóstico de anemia;
  • dor ou desconforto abdominal, e
  • presença de massa abdominal (indicativa de tumor).

É bom ter em mente que estes sinais podem ser indicativos também de outras doenças do intestino ou do sistema digestivo e excretor em geral, como hemorroidas, verminose, síndrome do intestino irritável ou úlcera gástrica.

Por isso, é importante passar pela avaliação de um médico especializado, sobretudo quando os episódios não melhoram em alguns dias.

Quais as formas de prevenir o câncer colorretal?

Os principias fatores de risco para o câncer colorretal, ainda segundo o Inca, estão relacionados ao excesso de peso, sedentarismo, consumo excessivo de carne vermelha e álcool, tabagismo, especialmente em pessoas acima dos 50 anos.

Diante disso, as formas mais eficazes de prevenir o câncer colorretal passam pela mudança de hábitos, buscando colocá-los em prática no dia a dia. Por isso, destacamos algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir o risco da doença:

  1. busque manter o peso corporal adequado (verifique se seu peso está adequado com uma calculadora de Índice de Massa Corporal);
  2. pratique atividades físicas com regularidade, tentando criar a rotina de pelo menos 150 minutos semanais de exercícios moderados;
  3. mantenha uma alimentação saudável, composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados (frutas, verduras, legumes, cereais integrais e outras leguminosas, grãos e sementes);
  4. evite o consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, peito de peru, salame);
  5. limite o consumo de carnes vermelhas (procure não ingerir mais do que 500 gramas de carne cozida por semana).
  6. não fume e evite o tabagismo passivo (afastar-se de pessoas que estejam fumando) e
  7. modere a ingestão de bebidas alcoólicas.

Quando procurar ajuda médica na prevenção?

Buscar a orientação de profissionais especializados é sempre o primeiro passo para uma mudança de vida focada no cuidado e prevenção contra o câncer do intestino ou qualquer outro tipo da doença.

Sendo assim, você pode recorrer à ajuda médica não apenas quando perceber algum sinal suspeito do seu organismo, mas sobretudo para avaliar as condições de saúde e avaliar quais medidas preventivas são as mais adequadas para o seu caso.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

Em entrevista recente à Record News, o presidente da SBCO, Dr. Alexandre Ferreira Oliveira, explicou que, nos Estados Unidos por exemplo, os índices de fatalidade do câncer colorretal caíram em um terço — na última década — com a implementação de exames preventivos de rotina.

Quando diagnosticada na fase inicial, a doença alcança altos índices de cura. Por essa razão, o ideal é que sejam feitos exames preventivos periodicamente entre os 45 e os 50 anos de idade em pessoas com risco moderado de desenvolver câncer colorretal. Se constatada a doença, o tipo de tratamento varia de acordo com o estágio do tumor.

Para isso, é fundamental fazer o acompanhamento criterioso. Assim, recomendamos usar nossa ferramenta de busca por especialistas para encontrar um médico qualificado que possa fornecer informações e todo o acompanhamento necessário no tratamento oncológico.

Se que tiver dúvidas sobre este assunto, você pode entrar em contato conosco. Em nossas redes sociais publicamos frequentemente novos conteúdos sobre a Cirurgia Oncológica. Siga-nos no Instagram ou Facebook para ter acesso a todas essas atualizações.

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista