Quando é indicada a cirurgia para melanoma?

Quando é indicada a cirurgia para melanoma?

Por: PUBLICADO EM: 06 dez 2023

cirurgia para melanoma — o câncer de pele mais agressivo — é a principal forma de combate à doença. Por isso, após a confirmação do diagnóstico, o paciente é imediatamente encaminhado a um(a) especialista em cirurgia oncológica. Cabe a ele(a),junto a uma equipe multidisciplinar, definir qual será a técnica adotada.

Neste artigo, mostramos quando o procedimento é indicado e como pode ser realizado. Se você tem dúvidas a respeito, vale a pena conferir!

Quando a cirurgia para melanoma é indicada?

A recomendação da cirurgia para melanoma deve ser individualizada. Isso porque, para definir a estratégia de tratamento, o(a) cirurgião(ã) oncológico(a), junto aos demais especialistas envolvidos, considera:

  • o estágio do tumor;
  • sua localização e
  • as condições clínicas gerais (como idade, presença de comorbidades, entre outras) do paciente.

Assim, indica-se a cirurgia para melanoma para tumores em estágios iniciais a avançados. Dependendo do quadro, o procedimento pode ser associado à realização de terapêuticas complementares, como quimioterapia e radioterapia.

Caso precise de ajuda para encontrar um especialista, utilize nossa ferramenta de busca. Nela, você confere os profissionais credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) que atuam na sua região!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista