Sedentarismo e câncer: entenda a relação!

Sedentarismo e câncer: entenda a relação!

Por: PUBLICADO EM: 08 set 2021

Quando se pensa em melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade, a primeira mudança que vem à mente diz respeito a incluir as atividades físicas no dia a dia. A ciência comprova, a cada novo estudo sobre o tema, que existe relação entre o sedentarismo e o câncer.

Por isso, preparamos um artigo que mostra a importância de adotar hábitos que coloquem o corpo em movimento, explicando as consequências do sedentarismo para a sua saúde. Além disso, deixamos algumas dicas para mudar a rotina e aumentar o bem-estar, além de prevenir a incidência do câncer.

Qual a importância das medidas preventivas contra o câncer?

O câncer é uma doença que vem atingindo cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil, de acordo com a estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) são cerca de 625 mil novos casos todos os anos.

Isso se deve em parte pelo aumento da expectativa de vida, já que o envelhecimento natural do ser humano pode levar à mudanças nas células. Os números mostram que entre 80% e 90% das ocorrências têm como principal causa a exposição a fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Evitar situações ou costumes que possam estimular o desenvolvimento de células cancerosas e adotar uma postura preventiva é fundamental e determinante para viver menos suscetível ao câncer.

De que forma o sedentarismo e o câncer estão relacionados?

Como dissemos acima, o comportamento e os hábitos rotineiros estão entre os principais responsáveis pelo surgimento do câncer. E o sedentarismo aparece nas pesquisas como um agente crucial.

De acordo com um estudo divulgado no periódico científico Cadernos de Saúde Pública, 72,5% das pessoas acometidas pelo câncer no Brasil têm vida sedentária. A ocorrência é mais frequente em mulheres entre 40 a 59 anos e em homens acima dos 60 anos de idade.

A falta de atividades física aumenta a chance de obesidade. Combinados, os dois fatores aumentam consideravelmente a ocorrência de diversos tipos da doença, como mostra essa preocupante estatística, apresentada pelo Instituto Vencer o Câncer, sobre a chance do sedentarismo estar relacionado ao desenvolvimento de cânceres:

  • 50% da incidência de câncer de endométrio;
  • 37% dos casos de câncer de esôfago;
  • 25% dos tumores malignos do cólon e
  • 20% das ocorrências de câncer de mama.

O sedentarismo diminui as chances de cura?

Não existem evidências científicas que comprovem, objetivamente, que o sedentarismo eleva a fatalidade do câncer. No entanto, segundo artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, alguns estudos demonstram que, em pessoas com ocupações que demandam pouca movimentação, a incidência de morte por câncer é maior do que naquelas que trabalham fazendo algum tipo de atividade física.

Além disso, as pessoas sedentárias têm mais propensão a desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e metabólicas. É inegável que o organismo debilitado por disfunções ou patologias crônicas estará menos fortalecido no combate ao câncer.

Sou sedentário?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para ser considerada fisicamente ativa, uma pessoa adulta deve praticar entre 150 e 300 minutos de atividades físicas moderadas por semana ou 75 a 150 minutos semanais de exercícios vigorosos. 

Como mudar a rotina pode prevenir o câncer?

Mostramos, ao longo deste artigo, que o sedentarismo está presente na grande maioria dos casos de câncer, dos mais variados tipos. Falamos, ainda, sobre os principais fatores de risco para a doença, que tem origem em como o indivíduo se relaciona com o seu entorno, seja por hábitos alimentares ou comportamentais.

Assim, mudar a rotina, incluindo práticas mais saudáveis, pode ser uma atitude determinante para manter-se livre da incidência do câncer.

Como estamos tratando aqui sobre a vida sedentária, podemos deixar algumas dicas para que você consiga mudar a sua rotina de forma leve, gradual e sem grandes dificuldades de adaptação²:

  • comece pelos exercícios leves a moderados, como a caminhada;
  • incorpore os movimentos em sua rotina, como subir escadas, passear com o cão ou fazer jardinagem;
  • eleja uma atividade que realmente goste (pode ser aula de dança, por exemplo);
  • escolha um horário do dia e repita a prática sempre neste período;
  • comece devagar até atingir, pelo menos 150 minutos de atividade física semanal;
  • convide amigos para treinar junto;
  • crie metas, com prazos e números, como eliminar 5 quilos ou correr 10 quilômetros;
  • mantenha a hidratação e
  • adote uma dieta equilibrada.

Antes de começar a praticar qualquer atividade de intensidade moderada, é fundamental que você consulte um médico para fazer a avaliação completa das suas condições de saúde. Ele também poderá orientar a sua dieta e acompanhar a evolução da nova rotina.

Se tiver em busca de um especialista no tratamento do câncer, pode usar a ferramenta de busca aqui mesmo em nosso site. Aproveite também para conhecer outros conteúdos que preparamos sobre os diversos tipos de câncer, como prevenir e tratá-los. Boa leitura!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista