Como é o diagnóstico do câncer do colo de útero?

Como é o diagnóstico do câncer do colo de útero?

Por: PUBLICADO EM: 20 set 2022

A força feminina é a base das famílias e — por que não dizer? — da sociedade. Sendo assim, cuidar da saúde da mulher é uma assunto que exige atenção. Repetimos sempre que a detecção precoce das doenças aumenta as chances de cura. E o mesmo vale para o diagnóstico do câncer do colo de útero.

Pensando nisso, elaboramos este material com informações sobre a doença, as formas de rastreio e os exames preventivos ou complementares necessários para não apenas identificar o câncer, mas, também, adotar as melhores condutas de tratamento. Acompanhe conosco e fique atualizada sobre o assunto.

O que é o câncer de colo de útero?

O câncer do colo do útero é, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o terceiro tipo da doença mais mais comum entre as mulheres, sobretudo aquelas com mais de 50 anos de idade. Sua principal causa é a infecção por HPV (Papilomavírus Humano).

Entre os fatores de risco para contágio do HPV e possível desenvolvimento das lesões, podemos destacar:

  • início precoce da atividade sexual;
  • grande número de parceiros sexuais durante a vida;
  • tabagismo;
  • imunodeficiência.

Como iniciar o rastreamento do câncer de colo de útero?

Em geral, os exames e visitas de rotina para a saúde ginecológica são recomendados a partir do início da vida sexual da mulher — e cumprida com rigor a partir dos 25 anos. Nestas consultas, o profissional realiza exames clínicos e avalia o histórico da paciente.

Portanto, inicialmente, podemos dizer que os testes que confirmam ou apoiam o diagnóstico do câncer no útero são aqueles solicitados de forma rotineira pelo ginecologista, especialista em saúde feminina:

  • exame preventivo (Papanicolau): realizado por um instrumento chamado espéculo, que é introduzido na vagina para a coleta de material. Sinaliza a saúde do interior da vagina e do colo do útero;
  • captura híbrida do HPV: onde consegue ser identificado a presença do HPV;
  • exame pélvico: testes que visualizam o útero, ovário e reto;
  • colposcopia: realizada por meio de um aparelho chamado colposcópio, o exame é capaz de visualizar a vulva, vagina e colo do útero no intuito de detectar possíveis lesões anormais nessas regiões;
  • biópsia: feita a partir da retirada de uma pequena amostra de tecido para análise microscópica, sendo indicada quando as células identificadas no exame preventivo demonstrarem alteração.

Como é feito o diagnóstico do câncer do colo de útero?

Se houver suspeita da presença do câncer de colo de útero, ou alguma alteração nos exames de rotina, existem outros procedimentos que auxiliam na detecção da doença, com mais ou menos precisão sobre a localização e desenvolvimento, de acordo com o tipo de exame. Os mais utilizados para essa finalidade, de acordo com a American Cancer Society, são:

Tomografia computadorizada

As tomografias são geralmente realizadas para avaliação da extensão, localização e, ainda, quando há preocupação com a disseminação da doença.

Ressonância magnética

Particularmente úteis na análise das partes moles do corpo, permite visualizar com nitidez e precisão, a localização, dimensão e avanço do tumor.

Tomografia por emissão de pósitrons (PET)

Conhecida popularmente por PET Scan, essa tomografia utiliza o contraste com um reagente para observar a atividade e disseminação das células cancerígenas para os linfonodos ou outros órgãos.

Urografia intravenosa

É um exame de raio-X do sistema urinário realizado após injeção intravenosa de um corante especial. O procedimento detecta anormalidades no trato urinário, normalmente causadas pela propagação do câncer do colo de útero.

Isso é importante! Entenda o estadiamento do câncer de colo de útero

Quando procurar um especialista?

O câncer do colo do útero é um tipo da doença que pode se desenvolver sem sintomas até chegar aos estágios mais avançados. Por esse motivo, não se pode contar apenas com o surgimento de sinais da doença, ainda que este seja um fator importante.

Sendo assim, a rotina preventiva, com consultas e exames regulares, como mostramos há pouco, é fundamental para a detecção da doença. Desta forma, se tiver dúvidas sobre a “hora ideal” para procurar atendimento médico, ela é aquela que a sua faixa etária e condições de saúde recomendam como adequada (pode ser uma vez a cada dois anos ou uma vez ao ano, por exemplo).

Porém, na presença de qualquer um dos sintomas do câncer de colo de útero (atualizar link depois da publicação do artigo em questão),é indispensável procurar o atendimento de um especialista ou serviço de saúde o mais rapidamente possível.

Tem a indicação para se consultar com um cirurgião oncológico e não sabe a quem recorrer? Nós podemos apoiá-la. O site da SBCO conta com uma ferramenta para busca de especialistas. É simples e rápida — e permite encontrar um profissional qualificado bem próximo ao seu endereço. Estamos à sua disposição!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista