Conheça os tipos e o estadiamento do câncer de colo de útero

Conheça os tipos e o estadiamento do câncer de colo de útero

Por: ATUALIZADO EM: 11 jan 2024 | PUBLICADO EM: 07 jul 2022

No tratamento dos mais diversos tipos de câncer, conhecer a localização e a dimensão da doença é um ponto primordial. Assim, o estadiamento do câncer de colo de útero (ou câncer cervical) é fundamental para ajudar na definição da melhor conduta no combate à doença.

Ainda que seja complexa e altamente técnica, saber como se dá esta etapa do diagnóstico contribui para que a paciente entenda o processo de tratamento e saiba o que esperar do prognóstico. Por isso, preparamos este artigo que mostra os principais tipos de câncer cervical, além de explicar a importância e como é determinado o estágio da neoplasia. Acompanhe.

O que é preciso saber sobre câncer de colo de útero?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca),para cada ano do triênio de 2023 a 2025, surgirão 17.010 novos casos do câncer de colo uterino. Isso faz da neoplasia a quarta mais incidente nas mulheres no Brasil, atrás do câncer de pele não melanoma, de mama e colorretal. Vale destacar, também, que se trata da quarta causa de morte feminina, por câncer, no país.

A principal causa da doença é a infecção persistente de alguns tipos de papilomavírus humano (HPV),considerados oncogênicos. Entre eles, destacam-se os HPV 16 e 18, os quais apresentam maior risco de progressão para lesões precursoras da neoplasia.

Por esse motivo, sempre reforçamos a necessidade de realizar os exames de rotina (avaliação pélvica e Papanicolau),o que possibilita a detecção precoce da doença. Descoberto em fase inicial, o tratamento do câncer de colo de útero pode ser mais efetivo, chegando a 100% de chance de cura.

Outra medida imprescindível é a vacinação contra o HPV. Mas, vale lembrar que mesmo mulheres vacinadas devem realizar os exames preventivos, periodicamente, a partir dos 25 anos de idade.

Quer se aprofundar no assunto? Então, leia: Câncer no útero: saiba quando a doença necessita de cirurgia

Quais são os tipos de câncer de colo uterino?

O colo do útero é um canal de forma cilíndrica, que conecta o útero à vagina. Dadas suas características anatômicas, funcionais, histológicas e patológicas, trata-se de uma região de extrema importância para a saúde da mulher.

O câncer de colo de útero, por sua vez, é provocado pela multiplicação desordenada do epitélio (células de revestimento dessa área),formado por células espinocelulares e glandulares. Isso, por sua vez, compromete o estroma (tecido subjacente) e, sem o devido tratamento, pode invadir outros órgãos e estruturas (adjacentes e/ou distantes).

Dessa forma, conforme o epitélio onde se originou, há diferentes categorias de câncer de colo uterino. As mais frequentes são:

  • carcinoma epidermoide (também chamado de carcinoma espinocelular),o tipo mais comum (responsável por cerca de 90% dos casos),originado no epitélio escamoso;
  • adenocarcinoma, mais raro (responsável por cerca de 10% dos casos),originado no epitélio glandular.

Em que o estadiamento do câncer de colo de útero é útil?

O estadiamento do câncer de colo de útero é um método utilizado para identificar o tipo, a localização e o estágio em que o tumor se encontra. Isso fornece aspectos importantes sobre a doença, incluindo se disseminou ou se está afetando as funções de outros órgãos.

Ao determinar o estágio do câncer de colo uterino, o(a) especialista tem clareza sobre o tipo e a extensão da doença. Com isso, o/a cirurgião/ã oncológico/a e sua equipe podem definir o tratamento mais adequado para cada caso.

Como é feito o estadiamento do câncer de colo de útero?

exame clínico minucioso é fundamental para determinar o estadiamento do câncer de colo de útero. Além disso, costuma-se associar algum exames de imagem complementares, sendo a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) da pelve os mais solicitados.

No mais, o/a médico/a costuma verificar se houve disseminação até os linfonodos, por meio de outros exames de imagem ou da biópsia. Saber se o câncer se disseminou e quantos linfonodos foram afetados ajuda o especialista a prever a evolução da doença, possibilitando planejar melhor o tratamento.

Como são definidos os estágios do câncer de colo uterino?

O estadiamento do câncer de colo de útero se baseia no seu grau de disseminação, identificado nos resultados dos exames. Assim, os estágios da doença variam de 0 a IV, sendo que:

  • no estágio 0, o tumor se encontra restrito às células de revestimento do colo do útero;
  • no estágio IV, o tumor está em desenvolvimento avançado, tendo se disseminado para outros órgãos.

Entre esses extremos, há estágios em que há poucas células cancerosas e outros em que se verificam lesões maiores, invadindo órgãos próximos, como ovários, bexiga ou vagina. Se não for controlado a tempo, o tumor pode sofrer metástase, que é quando a doença se difunde para órgãos distantes do útero.

Em suma, a evolução da doença é complexa e pode ser fatal. Por essa razão, quanto mais cedo houver o diagnóstico, mais eficaz poderá ser o tratamento. Nesse sentido, o estadiamento do câncer de colo de útero é uma ferramenta importante para entender quais medidas terapêuticas surtirão o melhor resultado.

Se você ou alguma familiar suspeita da doença e/ou tem outras dúvidas a respeito, não hesite em agendar uma avaliação médica. No nosso site, é possível encontrar um especialista qualificado próximo do seu endereço. Consulte e conte sempre conosco!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista