Tudo o que você precisa saber sobre sarcoma!

Tudo o que você precisa saber sobre sarcoma!

Por: PUBLICADO EM: 12 jan 2022

sarcoma é um grupo de tumores raros que afeta os ossos e as chamadas “partes moles” do corpo, como músculos, células de gordura, cartilagens e tendões.

Se chegou a esse artigo em busca de mais informações sobre o sarcoma, vamos ajudar, mostrando tudo o que você precisa saber. A seguir, falaremos sobre as formas de prevenção, como é o diagnóstico e a importância do especialista em Cirurgia Oncológica nesse processo. Boa leitura!

O que é o sarcoma?

Para saber mais sobre a doença, é preciso, antes de tudo, entender o que é de fato o sarcoma. Estamos falando de tumores bastante raros, que comprometem os tecidos conjuntivos (que ficam entre a pele e os órgãos internos),como músculos, tendões e gordura.

Assim, ele pode se manifestar em diversas regiões do corpo e, em geral, leva o nome do local onde teve sua origem. Desta forma, o sarcoma que se começa no tecido gorduroso é chamado de lipossarcoma, por exemplo.

Os dois principais tipos de sarcoma são o ósseo e o de partes moles – este último pode se manifestar tanto nos músculos, tecido adiposo e nervos, como nos vasos sanguíneos e tecidos mais profundos da pele. Atualmente, existem dezenas de subtipos catalogados.

Saiba mais: Sintomas do câncer nos ossos 

Conheça os fatores de risco

O sarcoma é, como a maioria dos cânceres, multifatorial. Isso quer dizer que não existe uma causa única para o surgimento da doença, que pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o local onde o tumor se origina.

Entretanto, há condições observadas em grande parte dos casos, que podem ser considerados como fatores de risco para o sarcoma:

  • exposição excessiva à radiação ionizante;
  • presença de síndromes hereditárias;
  • danos no sistema linfático;
  • vírus SKHV (no caso do sarcoma de Karposi);
  • condições imunossupressoras, como contaminação por HIV ou transplante de órgãos.

É possível prevenir o sarcoma?

Por ter causas tão variadas e inespecíficas, não existe um conjunto de medidas que podem ser adotadas contra o surgimento do sarcoma. Entretanto, criar hábitos que mantenham o sistema imunológico sempre fortalecido é uma das alternativas mais eficazes de proteção.

Além disso, por estar relacionado, em alguns casos, com vírus como o SKHV e o HIV, reforçamos a importância do sexo seguro também como medida de prevenção a esse tipo de câncer.

E, como ocorre em todos os tipos de câncer, manter a regularidade nos cuidados de saúde, com uma rotina de exames preventivos, é fundamental para descobrir a doença na fase inicial e aumentar o prognóstico de cura.

Como é o diagnóstico da doença?

A detecção do sarcoma segue, basicamente, os passos de diagnóstico de qualquer outra doença. Se perceber um sinal que pode ser alerta para o câncer, você deve procurar pelo seu médico de confiança ou por um oncologista (clínico ou cirurgião).

Durante as consultas, você pode fazer perguntas para o especialista sobre o que é o sarcoma — do tipo para o qual há a suspeita —, qual a melhor forma de tratamento e a indicação dos próximos passos, sobretudo no que diz respeito à necessidade da cirurgia oncológica.

Depois de uma avaliação clínica dos sintomas e do seu histórico de saúde, o profissional pode solicitar exames laboratoriais ou de imagem para confirmar ou descartar a presença de algum tipo de sarcoma.

Leia também: Você sabe quando procurar um oncologista?

Qual o especialista ideal para o tratamento do sarcoma?

Por ser um profissional especializado em tumores, o cirurgião oncológico é fundamental no tratamento de qualquer tipo de câncer, incluindo os sarcomas. Ele conhece o comportamento esperado para cada forma de manifestação da doença e, portanto, está qualificado para tomar as decisões sobre a melhor forma de conduzir o tratamento.

O cirurgião oncológico sempre irá atuar em parceria com outras especialidades, sobretudo as relacionadas ao órgão ou sistema atingido pela doença, além de patologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais essenciais para o bom andamento desta jornada.

Assim, podemos dizer que o tratamento ideal para o sarcoma é aquele conduzido por uma equipe multidisciplinar, focada em conquistar os melhores resultados e trazer o máximo de conforto e segurança a cada etapa do processo, desde o pré até o pós operatório.

Para saber mais sobre assuntos relacionados ao câncer e a especialidade da cirurgia oncológica, aproveite para navegar em mais conteúdos aqui no site da SBCO. Você também pode ficar por dentro de todas as nossas atualizações pelos nossos perfis no Facebook Instagram!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista