6 sintomas de câncer de testículo e quando suspeitar

6 sintomas de câncer de testículo e quando suspeitar

Por: PUBLICADO EM: 02 abr 2024

Os sintomas de câncer de testículo não são específicos da doença, podendo ser causados por diversas condições benignas. Mas, uma vez constatadas alterações na região — como a presença de nódulo — deve-se procurar ajuda médica o mais breve possível e avaliar o quadro.

Neste artigo, mostramos as manifestações que acendem o sinal de alerta e como investigá-las. Veja, também, o que aumenta o risco de desenvolver a doença e como se prevenir. Boa leitura!

Quais são os sintomas de câncer de testículo?

Os sinais e sintomas de câncer de testículo variam conforme o tipo de tumor e o estágio da doença. Conheça os principais a seguir.

1. Nódulo sólido e indolor

O aparecimento de um nódulo duro e, geralmente, indolor, pode ser indício da doença, devendo ser imediatamente investigado. Além disso, certas vezes a região se apresenta inchada e dolorida, semelhante ao que ocorre em quadros de orquiepididimite (inflamação dos testículos e dos epidídimos).

2. Mudança no tamanho, forma ou textura

Outras alterações possivelmente ligadas à neoplasia são a diminuição ou o aumento dos testículos. Em alguns casos, também pode ocorrer a mudança de forma e/ou da textura da pele da região.

3. Dor, endurecimento e/ou sensibilidade aumentada

O câncer de testículo, em estágios mais avançados, pode levar à dor imprecisa, sensação de peso e/ou ao endurecimento da parte mais baixa do abdome. Além disso, pode, também, provocar dor nos próprios testículos.

4. Hipersensibilidade mamária

Os testículos são formados por diferentes tipos de células. Quando os tumores se desenvolvem nas células germinativas (que produzem o esperma),pode ocorrer uma maior sensibilidade nos mamilos e, às vezes, o aumento das mamas.

5. Puberdade precoce

Se o câncer de testículo se desenvolve em células de Leydig e de Sertoli, há um aumento na produção dos hormônios masculinos. Dessa forma, quando esse tipo de tumor surge em crianças ou pré-adolescentes, pode provocar a chamada puberdade precoce.

6. Dores pelo corpo

Quando os sintomas de câncer de testículo passam despercebidos e o diagnóstico ocorre após a doença ter se disseminado, podem surgir outros problemas. Esses variam conforme o local da metástase. É o caso, por exemplo, da:

  • dor lombar, devido ao acometimento dos gânglios linfáticos do abdome;
  • dor abdominal, por conta do aumento dos linfonodos ou da disseminação para o fígado;
  • dor torácica, tosse contínua e/ou falta de ar, quando alcança os pulmões;
  • dor de cabeça e/ou confusão mental, quando houve disseminação para o cérebro.

Como diagnosticar a doença?

Antes de continuarmos, é preciso deixar claro que os referidos sinais e sintomas são propensos a serem provocados por outras doenças. Ou seja: não costumam ser causados por um câncer, mas por condições benignas.

Entretanto, uma vez que se manifestem, devem ser avaliados por um(a) especialista o quanto antes. Isso porque, a rapidez na procura por um(a) médico(a) pode fazer toda a diferença no desfecho do tratamento.

Dito isso, para começar a investigação, o(a) especialista realiza uma anamnese aprofundada e faz um exame físico criterioso. Caso haja suspeita da doença, solicita exames laboratoriais (como dosagem de marcadores tumorais no sangue) e de imagem (como a ultrassonografia com doppler da bolsa escrotal) complementares.

Outra maneira de diagnosticar o câncer de testículo, antes mesmo da manifestação de sintomas, é por meio da realização de exames de rastreamento. Esse é indicado para pessoas pertencentes aos grupos de risco para a doença, ou seja, que têm mais chances de desenvolvê-la.

Existe, ainda, a possibilidade de diagnosticá-la em decorrência da investigação de outros problemas de saúde associados à região. É o caso, por exemplo, dos resultados de exames de imagem solicitados para avaliação de problemas de fertilidade.

O que aumenta o risco de desenvolvê-la?

As causas específicas do câncer de testículo não são totalmente conhecidas. Sabe-se, porém, que certos fatores aumentam o risco de desenvolvê-lo, tais como:

  • testículo contralateral (alteração estrutural que aumenta o risco de torção testicular);
  • criptoquidia (não descida de um ou ambos os testículos para o escroto);
  • infertilidade;
  • histórico familiar da neoplasia;
  • exposição laboral a determinados agrotóxicos.

Como podemos diagnosticar precocemente?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca),o câncer de testículo corresponde a 1% dos tumores masculinos e a 5% dos cânceres urológicos. A neoplasia é considerada rara e apresenta maior incidência em homens em idade reprodutiva —entre 15 e 50 anos, sendo prevalente antes dos 40 anos.

De acordo com o Inca, o autoexame dos testículos é uma importante estratégia para identificar, precocemente, alterações no órgão. Como mostrado, caso um ou mais sintomas de câncer de testículo estejam presentes, procure assistência médica para avaliar o quadro.

Em caso de dúvidas, converse com um(a) cirurgião(ã) cirúrgico(a),profissional diretamente envolvido no diagnóstico e tratamento da doença. Aliás, você sabia que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) conta com membros por todo o Brasil? Caso precise de ajuda para encontrar um(a) especialista, utilize nossa ferramenta de busca!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista