7 tipos de câncer de cabeça e pescoço

7 tipos de câncer de cabeça e pescoço

Por: PUBLICADO EM: 07 jul 2022

Há muito se fala sobre a complexidade das formas de manifestação dos tumores cancerígenos e as formas de diagnosticar e tratar a doença. Entre os tipos de câncer de cabeça e pescoço essa diferenciação também é bastante marcada, já que ele engloba a doença em diversos órgãos.

Neste artigo, vamos falar sobre os tipos mais comuns deste câncer, quais as prováveis causas e como o especialista em Cirurgia Oncológica tem papel fundamental no processo de tratamento da doença. Siga conosco para saber mais sobre este assunto.

O que é o câncer de cabeça e pescoço?

Assim como ocorre nos demais tipos de câncer, o câncer de cabeça e pescoço se caracteriza pelo desenvolvimento anormal e acelerado de células, levando a formação de nódulos e tumores que podem comprometer a função do órgão onde se instala.

A diferença, neste caso, é que o câncer de cabeça e pescoço engloba esse distúrbio em vários órgãos, todos localizados nas regiões cefálica e cervical. Assim, estão nessa classificação desde os cânceres de tireoide até os que acometem o couro cabeludo, por exemplo.

Saiba mais sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço

Os 7 tipos de câncer da cabeça e pescoço mais comuns

Como dissemos acima, há vários tipos de câncer de cabeça e pescoço. Juntos, eles já atingem o segundo lugar em incidência no Brasil, de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Câncer. Os sete mais incidentes, na atualidade, são:

Câncer de Laringe

Esse tipo da doença, incluindo a supraglote, glote e subglote, é mais comum em homens a partir de 40 anos. Cerca de ⅔ das lesões são detectadas inicialmente nas cordas vocais e podem desencadear sintomas como dor de garganta, rouquidão e dificuldade de engolir.

Câncer da cavidade oral

O câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, gengivas, bochechas, céu da boca ou na língua. Esse conjunto de doenças atinge atualmente cerca de 15 mil pessoas todos os anos e pode se manifestar por meio de lesões com dificuldade de cicatrização, sangramentos, além de manchas vermelhas ou esbranquiçadas nesta região.

Orofaringe

São tumores que acometem a base da língua, as paredes  da faringe, as tonsilas e o palato mole. Esse tipo de câncer de cabeça e pescoço pode ser detectado ainda na nasofaringe, cavidade nasal e seios paranasais, hipofaringe e glândulas salivares. Em geral, os sinais da doença vão desde dor e dificuldade ao engolir até dor de ouvido de repetição.

Câncer de tireóide

Caracterizado pela formação de um nódulo nessa glândula, o câncer de tireóide atinge, de acordo com o INCA, três vezes mais mulheres do que homens. Além disso, está fortemente ligado à obesidade. Os sintomas só costumam aparecer quando a doença já está em estágio avançado. Mas casos suspeitos podem ser identificados pela presença de caroço na região.

Câncer de pele

Nem todas as manifestações do câncer de pele são enquadrados como tipos de câncer de cabeça e pescoço. Ao contrário, ele está relacionado àqueles que surgem em mucosas e tecidos nesta região. Ou seja, são os cânceres na pele da face, pescoço ou couro cabeludo.

Tumores oculares

São os tipos de cânceres que podem afetar desde a órbita ocular, atingir a glândula lacrimal ou o câncer da coróide, que pode prejudicar a retina. Ocorre com mais frequência entre os 55 e 60 anos e em pessoas de pele escura. Os sinais e sintomas tendem a ser tardios e geralmente caracterizam-se pela a perda de visão e por sintomas de descolamento da retina.

Tumores intracranianos

Os tumores intracranianos podem envolver o cérebro e outras estruturas, como a meninge — membrana que recobre o cérebro. Em geral, esse tipo de câncer se desenvolve no início ou na fase média da idade adulta. No entanto, pode ser detectado em qualquer idade e exige atenção redobrada, pois, como a caixa craniana não tem espaço para expansão, mesmo os tumores benignos podem causar disfunção neurológica grave ou morte.

Como tratar os vários tipos de câncer de cabeça e pescoço?

Tanto a detecção quanto o tratamento dependem do tipo do câncer de cabeça e pescoço, seu estágio e condições do paciente. Assim, para cada pessoa haverá uma conduta mais adequada, que deve ser definida pelo especialista em Cirurgia Oncológica em conjunto com a equipe médica multidisciplinar mais indicada de acordo com a localização da doença.

Por essa razão, é importante manter-se vigilante aos fatores de risco e manter hábitos que ajudam a prevenir o câncer. Além disso, é fundamental fazer consultas regulares para exames preventivos e, sempre que houver algum sinal suspeito, procurar um médico qualificado.

Se tiver alguma dúvida sobre este assunto ou a indicação para consultar-se com um Cirurgião Oncológico, pode encontrar um profissional aqui mesmo em nosso site, na nossa ferramenta de busca por especialista. Conte sempre com a SBCO.

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista