Caroço no seio: encontrei um e agora?

Caroço no seio: encontrei um e agora?

Por: PUBLICADO EM: 10 fev 2022

Entre os diversos cuidados recomendados às mulheres com relação à própria saúde é o autoexame das mamas. A prática deve ser repetida pelo menos uma vez ao mês e ajuda na detecção precoce de doenças. Mas, você sabe o que fazer se encontrar um caroço no seio?

Para atravessar um momento como este com mais tranquilidade, nada melhor do que a informação. Por isso, preparamos este artigo. Aqui vamos expor informações que vale a pena ter em mente na hora do seu exame. Assim, caso encontre algo anormal, você já saberá como proceder.

O que pode ser um caroço no seio?

A massa que, normalmente, é chamada de “caroço no seio” é, na realidade, um nódulo na mama. Trata-se de uma formação com textura diferente do tecido ao redor. O caroço pode ou não ter resposta dolorosa e, em algumas situações, também se caracteriza por alterações na pele e no mamilo.

Na maioria dos casos, o caroço no seio está ligado a mudanças hormonais. Por isso, a orientação de especialistas é que o ideal é realizar o auto-exame depois do período menstrual, quando os níveis hormonais ficam mais estáveis. Felizmente a maioria dos nódulos de mama costumam ser benignos e são classificados em dois tipos:

  • fibroadenoma: liso, arredondado, indolor e móvel. Este caroço no seio ocorre com mais frequência em mulheres em idade fértil e costuma diminuir após algum tempo;
  • alteração fibrocística: geralmente acompanhada de dor, é configurada por cistos e nódulos na mama, podendo haver uma ou mais formações. É comum que as mamas pareçam ter forma irregular e mais densa.

Nódulo na mama é sempre câncer?

De forma alguma. O câncer é apenas uma das disfunções que podem levar à formação do caroço no seio. Por isso, quando surgir um nódulo na mama, é comum que o seu médico investigue também outras causas primárias, como:

  • alteração hormonal – tanto o estrogênio quanto a progesterona estimulam o tecido mamário e podem causar essas formações;
  • infecção mamária – apesar de rara, ela pode se manifestar durante a amamentação, algumas semanas depois do parto;
  • algum tipo de lesão anterior na mama que possa ter levado à formação de fibrose cicatricial;
  • galactocele – um cisto causado quando um duto de leite é bloqueado. Geralmente ocorre de seis a dez meses após o fim da amamentação e
  • câncer de mama.

Quais os sinais de que é preciso procurar um médico?

Apesar de não indicar necessariamente a ocorrência do câncer, o surgimento de um nódulo pode ser um sinal de alerta para o risco de desenvolver a doença. Além disso, como mostramos, os nódulos podem indicar o desenvolvimento de outras doenças.

Por essa razão, é fundamental recorrer à avaliação médica assim que perceber qualquer uma dessas alterações:

  • nódulo estático, preso à pele;
  • caroço com textura irregular e rígida;
  • pele da mama com aparência de casca de laranja e
  • secreção no mamilo, especialmente se parecer sanguinolenta.

Ao encontrar algum desses sinais, agende sua consulta com o seu ginecologista ou um mastologista. Se surgirem indícios de infecção como inchaço, vermelhidão ou secreção de pus, é necessário procurar atendimento médico imediatamente.

Como é o tratamento para o caroço no seio?

Tudo vai depender do resultado da avaliação do seu médico. Durante a consulta, ele/ela fará perguntas sobre a sua saúde geral, há quanto tempo percebeu o nódulo e se ele some e reaparece ao longo do mês.

A partir de um exame físico, em que avalia o aspecto das mamas e as condições do nódulo, o médico (que pode ser o mastologista, ginecologista ou clínico geral) determina quais exames complementares são necessários, que podem ser desde a mamografia, ultrassonografia ou biopsia, de acordo com as suspeitas médicas. Lembre-se que o autoexame não é um exame de rastreio, ou seja, NÃO SUBSTITUI os exames habituais, como mamografia, por exemplo.

Só depois de concluído o diagnóstico é que se torna possível definir o tratamento adequado, por exemplo:

  • cisto – pode ser necessária uma drenagem ou apenas a troca no modelo do sutiã. Mas, na maioria deles, só é necessário o acompanhamento;
  • fibroadenomas – Em casos específicos, a cirurgia pode ser indicada para remoção do caroço no seio se ele causa dor;
  • câncer de mama – o tratamento é baseado em cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Para qualquer um dos casos, o fundamental é, ao encontrar um caroço no seio  ou qualquer alteração como as que citamos, procurar  atendimento especializado o mais rapidamente possível. O Cirurgião Oncológico está entre os profissionais mais capacitados para o tratamento. Afinal, ele é especialista em tumores e conhece os possíveis padrões de desenvolvimento da doença.

Assim, em parceria com outras especialidades médicas e profissionais como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, o cirurgião oncológico é capaz de conduzir um processo eficaz e seguro.

Buscar um especialista qualificado perto de você é um passo valioso para o sucesso do seu tratamento. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo os conteúdos do nosso site e tenha mais orientações para a sua saúde.

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista