Como é o diagnóstico do câncer de próstata?

Como é o diagnóstico do câncer de próstata?

Por: PUBLICADO EM: 31 out 2022

Todos os anos, as entidades de saúde e a sociedade se reúnem em torno da campanha Novembro Azul, que tem como ação principal o diagnóstico do câncer de próstata. Esse é o momento para promover a conscientização para a importância dos cuidados com a saúde do homem, tanto física quanto mental.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), homens têm expectativas sociais que, com certeza, refletem na forma que encaram o cuidado com a saúde. A pesquisa mostra que eles esperam ser provedores de suas famílias, tendem a tomar condutas de risco, desejam ser sexualmente dominantes e preferem evitar discutir suas emoções ou procurar ajuda.

No mês em que nos dedicamos a reforçar os cuidados com a saúde do homem, é importante falar sobre como diagnosticar e tratar esse câncer. Mas, além disso, analisar os efeitos de todo o contexto — a expectativa de vida dos homens diminui por questionamentos ligados à sociedade.

Isso nos leva aos números do Instituto Nacional do Câncer (INCA),mais de 65.000 novos casos de câncer de próstata surgiram em 2022 — refletindo no fato que homens só buscam ajuda quando existe um risco à sua saúde, deixando o autocuidado de lado.

Autocuidado ainda é um tabu para os homens

É preciso abordar questões de igualdade de gênero e mais discussões sobre a saúde masculina. O diagnóstico do câncer de próstata, por exemplo, é um tabu que pode ser quebrado. Muitos homens com a idade de risco não procuram médicos por vergonha, uma vez que o diagnóstico é feito por meio de toque retal. Destacamos aqui a necessidade de driblar tanto o tempo quanto um esteriótipo, para aumentar as chances de cura da doença e promover a prevenção.

Em outras palavras, quanto mais cedo é descoberto, menos agressivo costuma ser o tratamento. E, para esclarecer as dúvidas sobre as formas de diagnosticar a doença, preparamos este artigo exclusivo, com informações sobre o rastreamento e indicação do momento ideal para procurar cuidado especializado.

Acompanhe conosco!

O que é o câncer de próstata?

Já falamos outras vezes sobre esse tipo da doença aqui no site da SBCO. Produzimos, inclusive, um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata. Mesmo assim, vale a pena relembrar, brevemente, do que estamos tratando.

câncer de próstata é caracterizado pelo desenvolvimento de células anormais e de modo descontrolado nesta glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino. Por ser uma doença que pode se desenvolver lentamente, um homem pode conviver por anos — e até décadas — com um tumor, sem tomar conhecimento, é necessário o autocuidado. Muitas vezes a doença acaba por ser descoberta já em estágio avançado, tornando o tratamento mais difícil. Por essa razão é tão importante estar atento às possibilidades de diagnóstico do câncer de próstata.

Como iniciar o rastreamento do câncer de próstata?

O diagnóstico precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de um tratamento bem-sucedido. Essa avaliação se dá, em geral, por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, podendo variar conforme os sinais apresentados e o histórico clínico e familiar de cada paciente.

Assim, a orientação difere para pessoas que estejam nos grupos de risco conhecidos para a doença. Por exemplo, aqueles cujos pais ou irmãos tiveram câncer de próstata, devem começar o rastreamento a partir dos 45 anos. O mesmo vale para homens obesos, os acima dos 60 anos e trabalhadores expostos a produtos químicos como arsênio, aminas aromáticas e derivados de petróleo, para exemplificar.

Leia também
Câncer de próstata: quando a cirurgia é necessária?

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

O câncer de próstata pode ser diagnosticado antes do surgimento de sintomas da doença. Em geral, isso é possível pela contagem do antígeno prostático específico no sangue do homem, pelo exame chamado PSA. Além dessa, outra maneira de diagnosticar o câncer de próstata é pelo exame de toque retal. Neste procedimento, o(a) médico(a) examina, pelo toque manual, através do reto, a anatomia da glândula prostática.

Quando o resultado de um desses exames é anormal, o especialista irá solicitar a realização de análises complementares. Estes testes ajudam a descartar ou confirmar a suspeita médica. Se houver um diagnóstico de câncer de próstata, será preciso avaliar o estágio em que o tumor se encontra para definir a conduta mais adequada para o tratamento.

Estes exames complementares e de estadiamento podem ser:

  • Biópsia da próstata com agulha (é o mais comum);
  • Biópsia da lesão metastática (em casos de recidivas de câncer);
  • Graduação histológica;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética;
  • Cintilografia óssea e
  • PETScan, com base em antígeno prostático específico da membrana (PSMA).

A confirmação histológica do diagnóstico do câncer de próstata é feita, mais comumente, por biópsia transretal ou transperineal com agulha guiada por ultrassom. Esse procedimento pode ser realizado em consultório, com o uso de anestesia local. Alguns especialistas optam por realizar em um centro cirúrgico, sob sedação.

Quando procurar um especialista para diagnóstico do câncer de próstata?

atenção primária tem papel crucial na prevenção do câncer de próstata. Ou seja, o acompanhamento de um profissional de saúde, com ações de incentivo aos hábitos saudáveis, pode fazer a diferença entre um prognóstico positivo e um negativo.

Neste sentido, o ideal é não esperar que os sinais da doença apareçam, mas, ao contrário, adotar uma rotina de cuidados preventivos a esta doença. Ainda assim, pode-se manter a atenção aos sintomas, caracterizados, em geral, por alterações urinárias (da dificuldade à diminuição do jato urinário, bem como a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Caso perceba algum desses sinais, a recomendação é procurar atendimento especializado para a realização de exames e a investigação diagnóstica. Se precisa de uma consulta, mas não conhece um profissional próximo ao seu endereço, pode contar com a nossa ferramenta de busca de especialistas. Temos profissionais de todo o país, cadastrados em nosso sistema. Conte com a nossa parceria.

A importância de uma rede de apoio para pacientes com câncer de próstata

Uma rede de apoio tem papel fundamental para auxiliar pessoas com diagnóstico de câncer de próstata. Isso porque é necessária uma mobilização da família, de amigos e até mesmo do trabalho para a manutenção da saúde mental e física durante o processo.

A autoestima pode ser afetada em qualquer momento, seja logo após o diagnóstico ou durante o tratamento da doença. As mudanças corporais que ocorrem durante o tratamento podem causar sintomas como ansiedade, depressão e até pânico — podendo prejudicar o relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Além desse apoio de pessoas próximas, buscar ajuda na psicoterapia é essencial para pacientes com câncer de próstata, e até mesmo outras doenças. O tratamento é um grande aliado para o caminho do autoconhecimento, já que será necessário passar por um período de redescoberta do corpo e uma busca para compreensão em como lidar com limitações que a doença pode causar.

O mais importante é promover o caminho do autoconhecimento, trabalhar crenças negativas e moldar com a sociedade outra visão da masculinidade. A prevenção ainda é a melhor forma de se proteger e, falar abertamente sobre assuntos da saúde do homem, é tão normal quanto falar da saúde da mulher.

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista