Julho Verde: a importância da conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde: a importância da conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Por: PUBLICADO EM: 07 jul 2022

A rotina dos consultórios e hospitais nos mostra que, ainda que atualmente haja mais facilidade para falar sobre temas relacionados ao câncer, muitas pessoas seguem com restrições para se informar e encarar os riscos da doença. Por essa razão, campanhas como o Julho Verde são tão importantes.

A ação se repete todos os anos e ajuda a levar mais informação sobre o câncer de cabeça e pescoço, incentiva os hábitos preventivos e a detecção precoce da doença, para aumentar as chances de sucesso do tratamento. Neste artigo, falamos sobre como médicos podem aderir a essa campanha para difundir orientações aos seus pacientes.

O que é o câncer de cabeça e pescoço e qual sua incidência no país?

Antes de tudo, é importante lembrar que o câncer de cabeça e pescoço, quando somados todos os tipos da doença, configura o segundo mais incidente no Brasil, de acordo com os números do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Essa doença, que engloba desde os tumores cerebrais e de boca até o câncer de tireoide e couro cabeludo, é mais facilmente tratada se for diagnosticada precocemente. E é justamente por esse motivo que a sociedade médica vem dando cada vez mais relevância às campanhas de conscientização.

Você pode gostar!
Câncer de cabeça e pescoço: tudo o que você precisa saber

O que é o Julho Verde?

O Julho Verde é uma campanha criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e apoiada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A escolha do mês de julho coincide com o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 de julho.

Ano após ano, a campanha vem ganhando um destaque maior entre médicos e pacientes, que ajudam a difundir informação sobre a doença, em busca de conscientizar cada vez mais pessoas para uma rotina preventiva, destinada ao diagnóstico precoce do câncer — condição que pode fazer a diferença no sucesso do tratamento.

Qual a importância da conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço?

Não é exagero dizer que a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço podem salvar a vida do paciente. Isso porque, quanto mais cedo a doença for descoberta, mais fácil fica conter o seu avanço. Neste sentido, conscientizar a população sobre os fatores de risco, sinais e sintomas da doença é um dos grandes objetivos da campanha.

Isso porque as estatísticas do INCA mostram que quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento iniciado em tumores iniciais, o prognóstico é, em média, 80% de sobrevida. Ou seja, quanto mais pessoas tiverem acesso a informações que permitam adotar hábitos e cuidados preventivos, maior será a probabilidade de combater a doença.

Como dar visibilidade ao Julho Verde?

Desde 2015, quando foi criada, a Campanha Julho Verde é organizada e levada à frente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Ano após ano, o movimento ganha mais força e adeptos, em prol da divulgação de informações e amplificação dos rastreios.

Diante da importância dessa campanha, é comum que alguns profissionais se questionem sobre como participar e dar mais visibilidade a movimentos como o Julho Verde. Para auxiliar nesse planejamento, propomos a seguir algumas ações simples para abordar o câncer de cabeça e pescoço com os pacientes e a comunidade em geral.

Abordagem visual

Decorar a clínica ou consultório com as cores da campanha, fornecer acessórios, como lenços, laços ou outro elemento para uso dos colaboradores. Manter materiais informativos, como folhetos, ao alcance dos pacientes.

Ações comunitárias

Oferecer palestras a pessoas assistidas por entidades em sua cidade ou bairro pode ser uma forma de tornar mais claros os fatores de risco. Nestas conversas, os profissionais podem fornecer, ainda, dicas e orientações sobre os hábitos de prevenção e, se possível, ajudar em exames preliminares para detecção de casos suspeitos.

Usar as mídias digitais

Os médicos constituem uma classe profissional que, natural e culturalmente, possuem grande autoridade entre a sua comunidade, e, na atualidade, seus seguidores. Então, as redes sociais podem ser uma forte ferramenta de difusão das informações a respeito do Julho Verde e seus objetivos.

Para tanto, é possível organizar conversas com profissionais de outras especialidades — também relacionadas ao câncer de cabeça e pescoço, convidar nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas para falar sobre como algumas mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença.

Leia também: 5 dicas para prevenir o câncer

Aproveitar a base de pacientes

A maioria dos profissionais já usa serviços como o WhatsApp ou o Telegram para enviar lembretes aos pacientes, como datas de consultas e agendamento de exames. Como profissional de saúde, também é possível utilizar esse canal para enviar uma mensagem curta sobre a importância do diagnóstico precoce. Esse breve comunicado pode ser o passo inicial para uma conversa esclarecedora e a conscientização para o diagnóstico precoce.

A campanha Julho Verde é uma forma de usar a simbologia das cores para manter o tema em mente durante todo o mês. Assim, aos poucos, as conversas sobre prevenção e diagnóstico se tornam mais naturais e eficazes. Se precisar de materiais para suas redes sociais, fique atento às publicações da SBCO em nossos perfis no Instagram ou no Facebook durante esse período — e fique à vontade para compartilhar com seus pacientes e familiares. Estamos juntos nessa campanha!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista