Conhecer as causas e saber como prevenir o câncer é fundamental na luta contra a doença. Isso porque, por ser uma doença silenciosa, cujo índice de ocorrência preocupa autoridades de saúde, a informação é a maior ferramenta contra o seu desenvolvimento.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as neoplasias atingem mais de 600 mil pessoas todos os anos. O número é alto, mas, felizmente, a chance individual de cada um desenvolver a doença pode ser diminuída.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com nove dicas sobre como prevenir o câncer e, ao mesmo tempo, ganhar mais qualidade de vida e saúde em geral. Siga conosco e saiba mais!
Primeiramente, o que é o câncer?
O câncer é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento anormal das células de um determinado órgão. Essas passam a se reproduzir de forma desordenada, formando o que chamamos tumores.
O principal problema é que essas formações costumam ser muito agressivas. Crescendo rapidamente, inviabilizam o perfeito funcionamento do órgão em que estão instaladas e podem se espalhar para regiões vizinhas, atingindo outras partes do corpo — as chamadas metástases.
Quais são os fatores de risco para a doença?
Não existe uma causa única e bem definida para determinar a origem do câncer. Por essa razão, ele é considerado uma doença multifatorial, sendo que as condições que podem levar ao seu surgimento se dividem em:
- não evitáveis, como predisposição genética e envelhecimento natural;
- evitáveis, ligadas ao estilo de vida.
Ainda segundo o INCA, entre 80% e 90% dos casos da doença estão relacionados a fatores externos. Ou seja, trata-se de hábitos capazes de deixar o organismo mais vulnerável ao aparecimento de células cancerosas. Desta forma, para saber como prevenir o câncer é preciso rever suas atitudes no dia a dia.

Como prevenir o câncer?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil, atrás apenas dos problemas de coração. Mas, uma vez que a maior parte das suas causas são evitáveis, é possível estabelecer uma rotina preventiva.
Para facilitar, selecionamos os principais fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença. Destacamos, também, como prevenir o câncer revendo seus hábitos de vida. Confira!
1. Não fumar
Não fumar é a indicação número um de todos os especialistas e órgãos de saúde quando se trata de como prevenir o câncer. Afinal, o cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas, das quais cerca de 60% são classificadas como cancerígenas.
Atualmente, sabe-se que diversos tipos de cânceres estão fortemente relacionados ao tabagismo. Entre eles, destacam-se os cânceres de pulmão, faringe, esôfago e boca.
Mas, atenção! Essa orientação não diz respeito, apenas, aos cigarros industrializados. Outras formas, como cachimbos, charutos, narguilés e cigarros eletrônicos, também aumentam o risco de doenças associadas ao tabagismo.
2. Manter o peso ideal
A obesidade já é considerada uma pandemia. Para se ter ideia, mais de 20% da população brasileira é acometida por essa doença. Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), mais de 2,3 bilhões de pessoas no mundo estarão com sobrepeso até 2025.
Sabe-se que, além de inúmeras doenças crônicas associadas, a condição aumenta o risco de vários tipos de cânceres, como de mama, cólon, útero, rins, pâncreas, tireoide, linfoma, leucemia e próstata. Aliás, vale destacar que, atualmente, a obesidade é a principal causa de um a cada cinco novos casos de neoplasias.
3. Praticar atividade física
Se evitar o sobrepeso é uma das formas mais efetivas sobre como prevenir o câncer, manter o corpo em movimento pode ser um grande aliado. Mas, você sabia que os benefícios da atividade física vão além do controle de peso?
Isso porque, ao se exercitar, o corpo libera hormônios importantes para a regulação metabólica do organismo. Na prática, isso ajuda a manter os órgãos funcionando adequadamente.
E as vantagens não param por aí! De acordo com diversas pesquisas, existe uma forte relação entre sedentarismo e câncer. Estudos mostram, inclusive, que pessoas sedentárias têm respostas menos eficientes aos tratamentos contra a doença.
4. Alimentar-se com equilíbrio
A alimentação saudável é uma das formas de prevenir o câncer. Afinal, ao evitar alimentos ultraprocessados, assim como excesso de gorduras e açúcares, o organismo fica menos exposto a toxinas e radicais livres. Esses, como se sabe, comprometem o sistema imunológico e uma série de funções vitais.
Além disso, o risco de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão, esteatose ou diabetes é muito menor em pessoas com alimentação natural e equilibrada. Vale reforçar que essas condições, quando presentes, podem dificultar o tratamento do câncer.
Leia também: A influência da alimentação no câncer colorretal
5. Fazer exames preventivos
Manter a regularidade das visitas a um/a médico/a de confiança, que conheça seu histórico clínico e familiar, é crucial para manter a saúde em dia e prevenir doenças. Afinal, a partir dos exames de rotina, pode-se detectar alterações que servem como alerta para a necessidade de consultar um/a especialista em cirurgia oncológica. Esse/a profissional, por sua vez, pode fornecer um diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
6. Amamentar
Amamentar os filhos no peito, por dois anos ou mais, protege as mulheres contra o câncer de mama. Outro benefício é a proteção das crianças contra a obesidade, outro conhecido fator de risco para as neoplasias.
7. Tomar as vacinas recomendadas
A vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) ajuda a prevenir o câncer do colo de útero — entretanto, continue usando preservativos nas relações sexuais. Já a vacina contra a hepatite B atua na prevenção do câncer de fígado.
Saiba mais em: Tire suas dúvidas sobre imunização e o câncer
8. Evitar a ingestão de álcool
O consumo de bebidas alcoólicas, principalmente, frequente e/ou exagerado, aumenta o risco de desenvolver vários tipos de cânceres. É o caso das neoplasias de boca, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, colorretal e mama.
9. Ter cuidado com o sol
A exposição solar sem a devida proteção e/ou em horários inadequados (das 10h às 16h) é um fator de risco para o câncer de pele. Se inevitável, aplique protetor solar nas partes do corpo expostas, vista calça comprida e camiseta de manga longa (ou, quando possível, roupas com proteção solar) e use chapéu de aba larga.
Que médico procurar em caso de suspeita?
Em caso de suspeita de câncer, sejam alterações físicas ou reveladas em exames, procure um/a cirurgião/ã oncológico/a. Afinal, esse/a especialista estuda os padrões de desenvolvimento da doença e pode definir, junto a uma equipe multidisciplinar, os tratamentos mais adequados para cada caso.
Assim, esperamos que você aproveite as dicas de como prevenir o câncer e coloque-as em prática o mais rápido possível. Como mostrado, trata-se de medidas relativamente simples, mas que fazem toda a diferença no combate à doença!
Antes de ir, gostaríamos de lembrar que temos uma ferramenta que pode ajudá-lo/a a encontrar um/a especialista em cirurgia oncológica, altamente qualificado/a, perto do seu endereço. Para consultá-la, clique aqui!