5 dicas para prevenir o câncer

5 dicas para prevenir o câncer

Por: ATUALIZADO EM: 11 mar 2022 | PUBLICADO EM: 11 fev 2022

Uma das estatísticas que mais preocupam autoridades de saúde no mundo é o índice de ocorrência do câncer. Por ser uma doença silenciosa, a informação é a maior ferramenta contra o seu desenvolvimento. Assim, é fundamental saber quais as causas e como prevenir o câncer.

No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) a doença atinge mais de 600 mil pessoas todos os anos. O número é alto, mas pode ser diminuído. Pensando nisso, preparamos alguns conselhos para adotar hábitos que ajudem a prevenir o câncer e, ainda, ganhar mais qualidade de vida e saúde em geral. Siga conosco.

O que é o câncer?

O câncer é uma doença caracterizada pelo desenvolvimento anormal das células de um determinado órgão. Elas passam a se reproduzir de forma desordenada, formando o que chamamos tumores.

O principal problema é que essas formações costumam ser muito agressivas. Crescendo rapidamente, inviabilizam o perfeito funcionamento do órgão em que estão instaladas — e podem se espalhar para regiões vizinhas, atingindo outras partes do corpo.

Quais os fatores de risco para o câncer?

Não existe uma causa única e bem definida para determinar a origem do câncer. Por essa razão, ela é considerada uma doença multifatorial. As condições que podem levar ao surgimento de um tumor se dividem entre as não evitáveis (como predisposição genética e envelhecimento natural) e as evitáveis.

Segundo o INCA, entre 80 e 90% dos casos da doença estão relacionados a fatores externos. Já é comprovado que existem alguns hábitos capazes de deixar o organismo mais vulnerável ao aparecimento de células cancerosas. Desta forma, prevenir o câncer é uma atitude diária.

Como prevenir o câncer?

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil. Apenas os problemas de coração são mais fatais no país. E, em ambos os casos, é possível criar uma rotina preventiva.

Diante disso, selecionamos os principais fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença e destacamos como prevenir o câncer ao adotar hábitos para manter-se longe deste risco.

Não fumar

Esta é a indicação número 1 de todos os especialistas e órgãos de saúde. Isso porque, ao fumar, uma pessoa pode estar inalando mais de 4 mil substâncias tóxicas. Destas, cerca de 60% são classificadas como cancerígenas. Diversos tipos de câncer, especialmente o de pulmão, faringe, esôfago e boca estão fortemente relacionados ao tabagismo.

essa restrição não diz respeito apenas aos cigarros industrializados. Já está comprovado que o uso das formas menos convencionais do tabaco, como cachimbo, charuto, narguilé e cigarro eletrônico, também aumentam o risco de doenças associadas ao tabagismo.

Manter o peso ideal

A obesidade já é considerada uma pandemia mundial. Para se ter ideia, mais de 20% da população brasileira é acometida por essa doença e, segundo o Mapa da Obesidade da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica),mais de 2,3 bilhões de pessoas no mundo estarão com sobrepeso até 2025.

Além de inúmeras doenças crônicas associadas à obesidade, essa condição leva ao aumento do risco de vários tipos de câncer (mama, cólon, útero, rins, pâncreas, tireoide, linfoma, leucemia e próstata). Atualmente, a obesidade é a principal causa de um a cada 5 novos casos de câncer.

Praticar atividade física

Se evitar o sobrepeso é uma das formas de prevenir o câncer, manter o corpo em movimento pode ser um grande aliado. Mas os benefícios da atividade física vão além do controle de peso.

Isso porque, ao se exercitar, o corpo libera uma série de hormônios, importantes para a regulação metabólica do organismo, que ajuda a manter os órgãos em funcionamento saudável.

De acordo com pesquisas realizadas em todo o mundo, existe uma forte relação entre o sedentarismo e o câncer. Estudos mostram, inclusive, que pessoas sedentárias têm resposta menos eficiente aos tratamentos contra a doença.

Alimentar-se com equilíbrio

A alimentação saudável é uma das formas de prevenir o câncer. Isso porque, ao evitar alimentos ultraprocessados, excesso de gorduras ou açúcares, o organismo fica menos exposto a toxinas e radicais livres, que comprometem o sistema imunológico e uma série de outras funções vitais.

Além disso, o risco de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão, esteatose ou diabetes é muito menor em pessoas com alimentação natural e equilibrada. Essas condições, quando presentes, podem dificultar o tratamento do câncer.

Leia também: A influência da alimentação no câncer colorretal 

Fazer exames preventivos

Manter a regularidade das visitas a um médico de confiança, que conheça seu histórico clínico e familiar, é crucial para manter a saúde em dia e prevenir o câncer. Sempre reforçamos a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Nos exames de rotina, é possível detectar alterações que servem como alerta para a necessidade de consultar um especialista em cirurgia oncológica para uma avaliação mais minuciosa.

Se você está há algum tempo sem passar por exames de rotina, essa pode ser a hora para agendar uma visita a um profissional. Em nosso site, temos uma ferramenta exclusiva que pode ajudá-lo a encontrar um especialista altamente qualificado, perto do seu endereço. Para consultar, basta clicar aqui.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, você pode seguir a SBCO no Instagram ou no Facebook. Nas redes sociais, postamos constantes atualizações para manter sua saúde em dia. Conte sempre conosco!

Autor:
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – SBCO é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, fundada em 31 de maio de 1988, cuja finalidade é congregar cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado à pessoa com câncer.
Buscar Especialista